Saúde

Ministério da Saúde garante habilitação da UPA do Rio Maina

Agenda em Brasília, que contou ainda com discussões na área da Educação, foi viabilizada pela deputada Geovânia de Sá

Divulgação

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, cumpriu agenda nesta terça-feira (4) no Ministério da Saúde e no Fundo de Desenvolvimento Nacional da Educação, em Brasília (DF). Com o ministro Marcelo Queiroga, Salvaro discutiu o processo de habilitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Rio Maina, implantada na antiga Policlínica do Rio Maina. O bate-papo contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, e da deputada federal Geovania de Sá, que viabilizou a conversa. O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, também participou da conversa.

De acordo com Queiroga, todos os trâmites burocráticos serão cumpridos no Ministério da Saúde a fim de credenciar a estrutura, que deve atender toda a população de Criciúma, que é de mais de 219 mil habitantes, conforme última estimativa do IBGE, além de dar suporte aos municípios limítrofes. “O ministro, a pedido da deputada Geovânia, nos atendeu muito bem. Mostramos a UPA a ele e os benefícios que ela vai oferecer aos criciumenses. Será a segunda UPA da cidade e uma das melhores de Santa Catarina”, conta Salvaro.

“Vamos trabalhar juntos para levar políticas públicas de interesse da população, o que demonstra a aplicação correta dos recursos públicos, porque na ponta o principal beneficiário é o cidadão”, ressaltou o ministro.

A deputada federal Geovânia de Sá, que intermediou e acompanhou toda a agenda em Brasília, comemorou a receptividade do Ministério da Saúde, e a garantia da habilitação da nova unidade. “Já fui secretária da saúde e conheço muito bem a área. É uma satisfação contribuir, por meio dos recursos que destinamos em parceria com o prefeito Clésio Salvaro, para a ampliação do acesso do cidadão ao serviço de pronto-atendimento, de urgência e emergência e a um serviço mais qualificado. A habilitação da UPA do Rio Maina é a concretização de um sonho antigo que agora vai ser realidade”, concluiu.

Educação em pauta

Com o presidente do Fundo de Desenvolvimento Nacional da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, o prefeito e o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim, discutiram o repasse de recursos do Fundeb para novos alunos matriculados na rede municipal de ensino de Criciúma, visando viabilizar mais verbas.

A coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta, também participou do bate-papo.

Notícias Relacionadas

Drogas e quase R$2 mil em tráfico são apreendidos em Tubarão

Uma dupla foi presa por estar realizando o comércio ilegal de drogas

SC volta a ter 80% de ocupação nos leitos de UTI adultos após seis meses

Segundo dados do Painel do Coronavírus, ao menos 257 pessoas estão internadas com Covid-19 no Estado

Mais de 6 mil maços de cigarros são apreendidos na BR-101, em Paulo Lopes

A carga foi avaliada em R$ 20 mil

Fecam leva mais dois casos de suposta falsidade ideológica para Ministério Público

Prefeitos Antônio Ceron (PSD), de Lages, e João Cidinei Da Silva (PL), de Anita Garibaldi, foram colocados na nominata da chapa 3, encabeçada pelo prefeito de São João do Itaperiú, Clézio Fortunato