Saúde

Ministério da Saúde reduz intervalo da dose de reforço contra Covid

Segundo Marcelo Queiroga, objetivo é ampliar a proteção contra a variante ômicron da Covid

Divulgação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste sábado (18) a redução do intervalo de aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid de cinco para quatro meses. Segundo ele, o objetivo é ampliar a proteção contra a variante ômicron.

— A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco — afirmou em seu perfil oficial de rede social.

O ministro informou que a portaria com a modificação será publicada na próxima segunda-feira (20). “Informem-se sobre o calendário vacinal de seu município e veja se já chegou a sua vez”, postou.

Mais cedo, Queiroga disse que a pasta decidiu estabelecer um procedimento mais longo para autorizar a imunização de crianças de 5 a 11 anos e só vai anunciar a decisão sobre o assunto em 5 de janeiro, apesar da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação deste grupo. Segundo o ministro, o prazo mais extenso é importante por se tratar de um “tema sensível”.

— A Anvisa, através de uma decisão de uma gerência própria, incluiu a vacina da Pfizer para aplicação em crianças na faixa etária entre 5 e 11 anos — disse.

Mas, segundo Queiroga, a “introdução desse produto no âmbito de uma política pública requer uma análise mais aprofundada” do ministério. Em sua avaliação, só a autorização da Anvisa não era suficiente para que a vacinação fosse colocada em prática.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Tribunal de Contas aponta irregularidades em contrato de locação para Centro de Reabilitação Covid-19 em Imbituba

Ex-secretária de Saúde é condenada a devolver R$ 38,4 mil e receber multa por uso indevido de imóvel público.

Santuário Santa Teresinha, de Tubarão, realiza bazar solidário para arrecadar recursos para obra

Evento acontece nesta quarta e quinta-feira com vendas de roupas, calçados e utensílios para apoiar a construção da igreja.

Tubarão Futsal estreia com derrota após sofrer virada na Série Ouro

Equipe tubaronense vencia por 3 a 1 no intervalo, mas acabou superada por 6 a 3 na segunda etapa.

DIC de Tubarão desarticula esquema de “tele-entrega” de drogas e prende cinco suspeitos

Operação é fruto de seis meses de investigação; grupo utilizava aplicativos de mensagens para gerenciar pedidos e entregas diretas aos usuários.