Saúde

Ministério da Saúde vai avaliar Unidades de Saúde de Criciúma

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal do Sistema de Saúde de Criciúma receberá entre os dias 28 de novembro e 10 de dezembro, os avaliadores externos do Ministério da Saúde que fazem parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB). Os avaliadores externos passarão por 35 Estratégias Saúde da família (ESF), três Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), Saúde Bucal e Programa de Tabagismo, posteriormente o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Para a secretária do Sistema de Saúde, Geovânia de Sá, a visita é uma forma de mostrar o padrão de qualidade já adquiridos, permitindo maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas a Atenção Básica. “É importante que o Ministério venha e conheça os trabalhos que nossos profissionais realizam dentro das Unidades Básicas de Saúde, nas ESF, pois sempre buscamos melhorar o atendimento a população. Essa visita vai impacta diretamente no atendimento a população, pois teremos conhecimento do que mais poderemos acrescentar no atendimento”, comentou Geovânia.

De acordo com a gerente distrital do Grande Rio Maina, Letícia Vieira de Oliveira Rodrigues, este é um programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das equipes de Atenção Básica. “Entendemos que o PMAQ tem como objetivo melhorar o acesso e a qualidade em todos os serviços da saúde, sendo isso parte do processo de trabalho do gestar e das equipes de atuação”, declarou a gerente.

Conforme dados do MS, o Programa busca induzir a implantação do acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo Brasil.

Segundo a gerente, o PMAQ esta organizado em quatro fases que se completam conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. “Já passamos pela fase de adesão e contratualização, desenvolvimento, agora estamos na terceira etapa, que consiste na avaliação externa, onde será realizado um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade. Após o fim da avaliação passaremos para a última etapa, que é a recontratulização”, destacou Letícia.

Colaboração: Milena dos Santos/Decom PMC