Geral

Ministério de Agricultura realiza capacitação para agroindústrias na AMREC e Consórcio Intermunicipal da mais um passo rumo ao selo SISBI

O objetivo final da capacitação é a adequar as normais necessárias para que o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC) posso estar pronto para solicitar o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Divulgação

Iniciou na segunda-feira (30/11) e vai até amanhã (03/11) a capacitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para orientação dos serviços de inspeção e das agroindústrias participantes do Projeto-piloto CONSIM 2020. A oficina vem reunindo os empresários, donos das agroindústrias, os Responsáveis Técnicos (RT) e os veterinários das prefeituras da região dos 12 municípios da AMREC, além de prefeitos e prefeitos eleitos, que estão participando em momentos pontuais.

O objetivo final da capacitação é a adequar as normais necessárias para que o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC (CIM-AMREC) posso estar pronto para solicitar o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

A Gestora do SISBI-POA na SFA-RS e membra da equipe técnica do projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios de 2020, a fiscal agropecuária Beatris Sonntag Kuchenbecker, reforça que o trabalho é para organizar e corrigir as pendencias e organizar a documentação e fiscalização.

“O contato é para trabalhar cada vez mais nas pendencias, onde a gente pode ajudar, e se preparar cada vez mais. Ai depois para fazer a solicitação da equivalência do serviço de inspeção (Serviço de Inspeção Municipal – SIM, para equivalente ao SISBI)”. Ela lembra que num primeiro momento foi feito um trabalho de sensibilização reunindo autoridades, veterinários e agroindústrias. Depois foi feito um trabalho junto as agroindústrias de auto inspeção. Hoje e amanhã será feito visita a cinco agroindústrias que podem, muito em breve, receber o selo Sisbi.

“Vamos ajudar e orientar. Estamos trabalhando duro desde o início do ano. Se eles (os consórcios que estão em treinamento. São 12 de todo o Brasil) conseguirem, a gente também conseguiu”, afirma a fiscal, falando do projeto piloto do MAPA. Os técnicos querem estender o projeto, para ajudar os consórcios pelo país. O CIM-AMREC foi selecionando no meio de 52 consórcios para participar. Depois dessa etapa, o CIM-AMREC fica habilitado para solicitar o encaminhamento de equivalência, podendo receber o selo SISBI, o que deve acontecer no primeiro semestre de 2020.

Segundo Beatris, a região tem grandes chances de encaminhar essa conquista. “Percebemos que o Consórcio já tem maturidade, e que é um grupo que vem avançando bem. Tem todas as condições. Muitas das coisas que a gente apontou em agosto (uma das etapas de seleção), já devem estar resolvidas e está avançado”, avaliou. Na quinta-feira (03), no fim de tarde, após as visitas as agroindustrias, os técnicos devem fazer uma nova avaliação.

A médica veterinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMREC, Mariah de Freitas Marques, avalia o potencial da região. “Das 39 pequenas industrias da agricultura familiar da nossa região, cinco tem interesse e estão dispostas a fazer adequação para obtenção do SISBI, num primeiro momento”, ressalta Mariah. “Não significa que as agroindústrias não estejam adequadas. Mas haverá um reforço das normas e nas práticas”, afirma, lembrando que o trabalho para vaga na capacitação vem sendo feito desde a metade do ano passado, onde o CIM foi aprovado em três fases de seleção.

Selo SSIBI e a parceria da Epagri

O selo SISBI dá autorização para agroindústrias comercializarem seus produtos em todo o Território Nacional. Uma agroindústria, que atenda uma grande rede de supermercados, hoje só pode vender nas lojas da rede que estão nos municípios da AMREC. Com o selo SISBI, poderá atender todas as lojas do Estado e até as que estejam fora do território Catarinense. A Epagri, que é parceira desde o início dos trabalhos do Consórcio, vê o momento como importante para desenvolvimento da região. Na abertura do evento, ocorrido na segunda-feira, teve a participação virtual da presidente da Epagri, Edilene Steinwandter. Ela exaltou a importância da parceria e fez a entrega de dois carros, para Médico Veterinário, Coordenador Regional Sul do Programa Gestão de Negócios e Mercados pela Epagri, Marcelo Pedroso; e para responsável pela fruticultura da regional sul da Epagri, Diego Adílio da Silva.

Participaram ainda da abertura, o presidente da AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnim; o presidente do CIM-AMREC e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa; a prefeita eleita de Içara, Dalvania Cardoso, assim como o prefeito eleito de Cocal do Sul, Fernando De Faveri, de forma virtual. O presidente do CIM, Hélio Cesa, ainda reforçou junto a presidente da Epagri a importância de dar continuidade a projetos como SC-Rural, que dá incentivo a agricultura familiar.

Visitas em Nova Veneza e Lauro Müller

Os participantes da capacitação estivem visitando três estabelecimentos agroindustriais nesta quarta-feira (02/12). Uma queijaria e uma empresa de embutidos em Lauro Muller e outra empresa de embutidos em Nova Veneza. Amanhã eles visitam uma fábrica de hamburguês em Criciúma. Na visita desta tarde o prefeito em exercício de Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior esteve presente acompanhando, assim como o diretor executivo da AMREC, Lei Alexandre.

Notícias Relacionadas

Paciente de Orleans é transportada pelo helicóptero da Polícia Civil até Hospital de Criciúma

O Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul foi acionado pelo Samu para o transporte da mulher de 56 anos

Corpo é encontrado no Balneário Campo Bom em Jaguaruna

O corpo de um homem de aproximadamente 57 anos foi encontrado por populares

Policiais agridem e atropelam homem em Itajaí; veja vídeo

Situação foi registrada em um posto de gasolina no Centro da cidade

Lauro Müller atualiza Plano de Contingência da Covid-19

O documento reúne protocolos que devem ser seguidos pelos profissionais de saúde do município.