Segurança

Ministério Público afirma que encosta pode ameaçar escola em Orleans

Defesa Civil do município, no entanto, garante que não existem riscos na E.E.B Costa Carneiro. A direção do colégio não foi comunicada.

Foto: Sul In Foco/Arquivo

Foto: Sul In Foco/Arquivo

Depois da enxurrada e do deslizamento de terra que aconteceu em Orleans, o Ministério Público instaurou um inquérito para apurar o risco de uma escola ser atingida pela queda de uma encosta. Trata-se da escola estadual Costa Carneiro.

O assunto foi tratado em entrevista a Rádio Eldorado de Criciúma. "Tão logo o Ministério Público nos convocou, fomos fazer um laudo para averiguação, e constatamos que não existe risco nenhum. Os alunos, professores e funcionários podem ficar tranquilos, a edificação é segura, de muitos anos, não tem fissuras, o terreno é muito bom", comenta o coordenador da Defesa Civil de Orleans, Edésio Berger.

Ele relembra, ainda, que as casas do bairro Alto Paraná, interditadas desde a semana passada – quando do deslizamento que resultou em morte -, continuam sem acesso dos seus moradores. "Está tudo na mesma situação da primeira semana, as pessoas estão fora, nós estamos avaliando, reconhecendo diariamente a área, com vistorias, olhando se há progresso do deslizamento ou não, até deixamos de colocar lona para ver o comportamento com as chuvas. Não adianta mascarar o problema com uma lona", observa.

Em contato com a reportagem do Portal Sul In Foco, a diretora da escola Jenaine Coan Caciatori, afirma que a direção não foi procurada pelo Ministério Público e nem pela Defesa Civil da cidade. "Lembramos aos pais que podem ficar despreocupados, pois a situação da escola está dentro do normal. Na segunda-feira buscaremos mais informações para esclarecer esse fato", ressalta.