Política

Ministro Alexandre de Moraes rejeita pedido de acordo para Fátima de Tubarão no STF

Fátima Mendonça está presa desde janeiro de 2023

Foto – Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira, 22, a solicitação da defesa de Fátima Mendonça, conhecida nacionalmente como Fátima de Tubarão, para que o Ministério Público considerasse a possibilidade de oferecer um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP). A informação foi divulgada pelo g1.

Fátima de Tubarão, uma idosa catarinense de 67 anos, foi condenada a 17 anos de prisão em agosto deste ano por sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Durante as manifestações, ela foi filmada atacando o ministro Alexandre de Moraes e declarando que estava “quebrando tudo”.

A defesa de Fátima havia pedido que o Ministério Público se manifestasse sobre a possibilidade de aplicação do ANPP, uma medida prevista no Código de Processo Penal que permite a substituição da pena para crimes sem violência ou grave ameaça e com penas mínimas inferiores a quatro anos. Contudo, o ministro Moraes rejeitou o pedido, afirmando que o caso de Fátima não atende aos critérios legais para concessão do acordo.

Segundo Moraes, as penas mínimas dos crimes pelos quais Fátima foi condenada ultrapassam os quatro anos exigidos para a aplicação do ANPP. Além disso, dois dos delitos envolvem o uso de violência ou grave ameaça, o que também impede a concessão do acordo.

Fátima Mendonça está presa desde janeiro de 2023. Durante a análise inicial da denúncia, sua defesa negou as acusações e argumentou que o processo não deveria ser de competência do STF, pleiteando a rejeição da denúncia.

Notícias Relacionadas

Cobusiness Satc reúne empresas parceiras na última confraria do ano

Evento contou com palestrantes da RD Station e HPE Brasil, que falaram sobre mercado digital e inteligência artificial

“Peço que compareçam ao jogo e nos apoiem”, pede Pedro Rocha

O jogador pediu o apoio do torcedor craveiro: “Peço a nossa torcida que compareça ao jogo e nos apoie. Precisamos muito do apoio de todos”, enfatizou o atacante.

Vereadora eleita é esfaqueada pelo marido em posto de saúde em SC

Funcionários do posto de saúde tentaram intervir para interromper a agressão, mas foram ameaçados pelo homem e não conseguiram contê-lo

OAB manifesta apoio a advogada agredida em Içara e solicita afastamento de policiais

A PM esclareceu que a conduta dos policiais está sendo investigada devido à abordagem de duas mulheres durante o atendimento