Geral

Ministro do Desenvolvimento conhece Terminal Intermodal Sul

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, conheceu na tarde desta quinta-feira o projeto do Terminal Intermodal Sul (TIS) em Içara.  A apresentação foi feita pelo prefeito e vice de Içara, Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafim, em audiência que contou com a participação da ministra de Relações Institucionais, senadora Ideli Salvatti e o deputado Federal, Ronaldo Benedet.

Segundo o prefeito, o ministro se posicionou satisfeito com o projeto. “Apresentamos o projeto do terminal, que na medida em que existe a possibilidade muito concreta de sua instalação em Içara, traz um impacto para o desenvolvimento da nossa terra porque dá uma condição de logística bastante diferenciada para a região, coisa que até o momento não conseguimos ter. O ministro gostou muito do projeto”, comenta.

Na audiência, Murialdo ainda destacou a implantação deste terminal que irá permitir o tráfego de cargas do Norte do Rio Grande do Sul, da região Oeste Serrana de Santa Catarina e também do Sul do nosso Estado. “O terminal que permitirá um acesso direto ao porto de Imbituba cria uma perspectiva de desenvolvimento que vai potencializar bastante o crescimento de toda região Sul Catarinense”.

Para Sandro a audiência também foi muito positiva. De acordo com ele, a apresentação do projeto teve como principal finalidade a de permitir que o ministro conhecesse o investimento. “Que ele tomasse conhecimento deste investimento, que é 100% privado, e que a medida em que souber do interesse de empresas de grande porte em se instalar em Santa Catarina que coloque a região Sul no mapa de investimento do Ministério”, destaca.

Construção dos reservatórios – Ainda na tarde desta quinta-feira, Murialdo e Sandro estiveram com o diretor de água e esgoto do Ministério das Cidades, Jhonny Ferreira dos Santos. Conversaram sobre a construção de três reservatórios para atender os bairro Presidente Vargas, Cristo Rei, Silvana, além de toda a melhoria no duto que traz a água da estação de tratamento localizada no Balneário Rincão para Içara.

“Ele nos colocou que o projeto tem que ser respeitado à transferência de recursos do Governo Federal, para não comprometer o pacto federativo e que em duas a três semanas se posicionará com relação a isso. Não alimentamos muitas expectativas com este projeto, visto que a prioridade quando se refere a água é para região nordeste do Brasil”, avalia Murialdo.