Geral

Ministro do Meio Ambiente se reúne com lideranças do Sul para acordo sobre ampliação do Parque Nacional

Lideranças de Lauro Müller e cidades do entorno do parque participam da reunião com o ministro Sarney Filho neste sábado (17), em Florianópolis. O PL, aprovado no Congresso, é pela manutenção dos limites, sem afetar territórios dos municípios.

Foto: Arquivo/Sul In foco

Um grupo de lideranças das cidades de Lauro Müller, Orleans, Grão Pará, Bom Jardim da Serra e Urubici se reúnem na manhã deste sábado (17) com o ministro do Meio Ambiente Sarney Filho, em Florianópolis. O encontro, solicitado pelo Governo Federal, discutirá o Projeto de Lei sobre a ampliação do Parque Nacional de São Joaquim no território destas cidades. A reunião acontecerá às 8h30min, na Assembleia Legislativa. O presidente da república, Michel Temer, tem até segunda-feira (19) para sancionar ou rejeitar o PL.

O Instituto Chico Mendes – ICMBio pressiona o governo para rejeitar o PL e defende que as áreas não inclusas poderiam colocar a área de preservação destas cidades em risco. “Eles querem tentar um acordo. Corre o risco de não ser aprovada o projeto na segunda-feira. Vamos mostrar ao ministro que a lei de 2016 foi feita de forma irregular. O Ecomuseu e o Parque Estadual estão sendo preservados e pretendemos manter, descartando a necessidade de sobrepor o território destes municípios com o Parque Nacional de São Joaquim”, esclareceu engenheiro agrônomo, extensionista da Epagri, e um dos líderes em defesa do EcoMuseu em Lauro Müller, Paulo César Freiberger.

Ainda nesta sexta-feira (16), um encontro foi realizado entre as lideranças e a deputada federal Carmen Zanotto (PPS) em Lages. Participaram o vice-prefeito de Lauro Müller, Pedro Barp juntamente com os líderes do movimento Paulo César e Cláudio Lottin. Representantes das cidades de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici também estiveram presentes. O objetivo foi alinhavar o assunto a ser apresentado ao ministro Sarney, na manhã deste sábado. O prefeito Valdir Fontanella de Lauro Müller confirmou presença em Florianópolis.

Uma audiência pública foi realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina no dia 27 de abril na cidade de Lauro Müller, reunindo cerca de 1,5 mil pessoas.
A medida provisória votada e aprovada no Senado, também altera os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim no Pará.

Notícias Relacionadas

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Lideranças de Lauro Müller recebem visita do senador Dalirio Beber

Evento Futuro Azul tem palestra da jornalista Sônia Bridi na Unisul de Tubarão