Economia

Ministro Lobão garante inclusão do carvão no próximo leilão de energia do país

Decisão deve impulsionar novos investimentos no setor em SC

O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, confirmou na tarde desta terça-feira (19), segundo reportagem do site do jornal Diário Catarinense, que o governo federal autorizou a retomada da inclusão do carvão mineral nos leilões de energia. As térmicas movidas a carvão estavam proibidas de participar desses leilões desde 2009, devido a acordos internacionais sobre mudanças climáticas.

O primeiro leilão que incluiria o carvão, importante fonte econômica do Sul de Santa Catarina, está previsto para o segundo semestre deste ano. A decisão do ministro atende uma antiga reivindicação de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Como os leilões ocorrerão no segundo semestre, a produção e a distribuição de energia será a partir de 2018.

Na avaliação do presidente da Câmara de Assuntos de Energia da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Otmar Müller, a notícia dada pelo ministro Lobão é muito boa para a região Sul.

"Reivindicávamos há bastante tempo esta medida, sem entender a razão da resistência do governo federal de incluir o carvão nos leilões de energia do país. Com esta medida, será possível financiar o surgimento de novas usinas", explica Müller.

Para Marcelo Gasparino da Silva, conselheiro de Administração da Eletrobras e da Celesc, Santa Catarina é o Estado que pode apresentar uma solução de geração termoelétrica de longo prazo, em razão de suas reservas de carvão mineral.

"O Brasil não está preparado para uma grande estiagem, isso por falta de planejamento. Agora com a aprovação da  MP 579, a probabilidade do racionamento e apagão  foi potencializada", declarou o especialista.