Reflexão

Ministros de toda a Diocese se reúnem no Santuário do Coração de Jesus neste domingo

Edição 2016, realizada no Santuário de Caravaggio – Foto: Comunicação Diocese de Criciúma

A tarde e a noite do próximo domingo (19) serão de intensa espiritualidade e oração, no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara. Mais de 1,4 mil ministros de todas as paróquias da Diocese de Criciúma estarão reunidos, por ocasião do III Retiro e Concentração Diocesana para Ministérios Leigos.

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, da Palavra, para o Batismo, para as Exéquias e Testemunhas Qualificadas para o Matrimônio estarão reunidos no encontro, que terá início às 14h30min e findará às 20h. Com o mesmo tema do Ano Nacional do Laicato, “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” – “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14), o Retiro será conduzido pelo Reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC), padre Antônio Marcos Machado Madeira.

“Tendo presente o Ano Nacional do Laicato, que nos chama à comum dignidade batismal e nos faz ver que todos, na Igreja, estamos a serviço do único projeto: o Reino de Deus! E que somos instrumentos de Deus para a vida das nossas comunidades, a Comissão Diocesana de Liturgia convida todos que exercem ministérios leigos nas paróquias e comunidades eclesiais para fazer novamente esta experiência de comunhão”, salienta o assessor eclesiástico da Pastoral Litúrgica, padre Maxssuél Mendonça.

Edição 2016, realizada no Santuário de Caravaggio – Foto: Comunicação Diocese de Criciúma

Celebrações coroam o encontro

O Retiro contará com a presença do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, que presidirá a santa missa, às 15 horas. Próximo à hora do Ângelus, será rezado o terço luminoso, na intenção de todas as famílias. A concentração terminará com a bonita celebração do lucernário, quando os ministros farão sua oração por todos os ministros leigos e ordenados e também pelos 20 anos de instalação da Diocese de Criciúma.

Ocasião para manifestar a solidariedade

Um gesto concreto deve marcar o encontro: além de trazerem seus próprios lanches, para partilha no local, cada membro das comarcas pastorais é convidado a fazer sua doação em prol dos seminários, casas de recuperação e Asilo São Vicente de Paulo. As comarcas de Urussanga e Nova Veneza deverão trazer óleo de cozinha e pó de café; as comarcas de Araranguá, Santa Rosa do Sul e Turvo, toalhas de banho; e as de Criciúma e Içara, pacotes de fraldas geriátricas. Cada grupo deverá procurar o local de entrega das doações, junto à Casa do Peregrino.

Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma

Edição 2016, realizada no Santuário de Caravaggio – Foto: Comunicação Diocese de Criciúma 

Notícias Relacionadas

Bispo presidirá missa na Casa do Egresso

Paróquia de Turvo leva imagem de Nossa Senhora até Caravaggio

Paróquia Sagrada Família receberá sangue de São João Paulo II

O momento de júbilo e ação de graças, marcado também pela bênção do novo estacionamento ao lado da igreja.

Igreja Matriz de Araranguá é elevada a Santuário Diocesano

Uns dos motivos deste reconhecimento são os 170 anos da paróquia, celebrados em 2018. Além disso, ela é a mais antiga de todas as 34 paróquias da Diocese de Criciúma.