Geral

Missão Calebe presta serviços voluntários em Maracajá

Fotos: Itaionara Recco / Comunicação Prefeitura de Maracajá

Fotos: Itaionara Recco / Comunicação Prefeitura de Maracajá

Um grupo de 25 pessoas, na maioria adolescentes com idade entre 13 a 17 anos, está em Maracajá, por duas semanas, para a Missão Calebe. O projeto ligado à Igreja Adventista, congrega jovens dispostos a ajudarem a comunidade a aprenderem cidadania na prática, prestando ajuda em várias regiões do Brasil, transformando as férias em oportunidade de auxílio comunitário e social.  Este é o segundo município do extremo sul que recebe o projeto, o primeiro foi Passo de Torres o ano passado.

A partir do próximo domingo, 25, haverá ações sociais na cidade realizada pelos “calebes”, como prestação de serviços na área da saúde, palestras educativas, colônia de férias para as acrianças, além de ações como limpeza de praças, etc. O trabalho é voluntário e o grupo está  hospedado no ginásio de esportes de Maracajá. Lá vão promover ações com foco e incentivo ao voluntariado.

De acordo com o líder do grupo, Bruno Lourenço, o propósito é contribuir com que a comunidade tenha um estilo de vida melhor e entenda como é bom oferecer um pouco do seu tempo a ajudar o próximo. "Nós faremos visitas a asilos, orfanatos, trabalho sociais, limpeza de praça, pintura de muro de escola", comenta.  

O primeiro ato será no domingo, 25, com a Feira de Saúde, das 8h às 12h, na quadra coberta do ginásio de esportes. Haverá teste de glicemia, aferição de pressão, cálculo de peso ideal, orientações sobre, aconselhamento familiar. Também domingo, a partir das 20h, haverá o curso como deixar de fumar.  Já a colônia de férias para as crianças de 6 a 12 anos, todas as tardes a partir das 13h30min, começa dia 26, segunda e encerra na sexta, 30. Haverá gincanas e brincadeiras educativas. Todos com inscrição gratuita. "O voluntariado é algo muito valorizado atualmente hoje, inclusive por parte das empresas”, destaca o líder.

O projeto iniciou-se com os jovens no nordeste e hoje é implantado em todo o mundo. "É importante lembrar que nem todos são da Igreja Adventista, pois nosso foco é o incentivo ao voluntariado", reforça Bruno.

O Missão Calebe ocorre sempre nos meses de janeiro e julho de cada ano, quando as aulas estão suspensas, e tem o nome inspirado no personagem bíblico chamado Calebe, um líder hebreu que juntamente com Josué foi um dos espias que verificou a terra de Canaã antes de o povo israelita seguir sua peregrinação, e que fico marcado pela coragem demonstrada ao guiar o numeroso grupo sem saber exatamente quais perigos enfrentaria, mas, segundo a Bíblia, com profunda confiança em Deus. 

Colaboração: Itaionara Recco / Comunicação Prefeitura de Maracajá