Política

Moacir Sopelsa é eleito presidente da Assembleia Legislativa de SC para 2022

Acordo já havia definido que o emedebista comandaria a Alesc; Eskudlark será o vice-presidente

Divulgação

O deputado estadual Moacir Sopelsa (MDB) foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa de SC. A escolha do nome dele já havia sido definida em um acordo estabelecido ainda no início de 2021. Pelo acerto, Mauro de Nadal (MDB) comandaria o Legislativo no ano passado e Sopelsa presidiria no último ano da legislatura, já que ele não será candidato à reeleição nas eleições de outubro.

Com o acordo, Sopelsa foi o único candidato inscrito na disputa e recebeu os votos dos 38 deputados presentes – os parlamentares Luciane Carminatti e Fabiano da Luz (PT) não compareceram à sessão. Nas declarações de voto, os parlamentares elogiaram a experiência do emedebista.

O presidente da Alesc é responsável por comandar as sessões, definir as pautas de votações e também ocupa interinamente o governo de SC em caso de ausência do governador e do vice.

A expectativa ficou apenas para a definição da vice-presidência. Até a terça-feira havia disputa entre dois nomes do PL: Maurício Eskudlark, com apoio dos governistas, e Marcius Machado, que teve o apoio dos demais colegas do partido e dos deputados de oposição ao governo Moisés.

Com o impasse, os dois se inscreveram como candidatos e coube aos deputados votar para decidir a vice-presidência.

O deputado Maurício Eskudlark foi eleito com 31 votos, contra sete votos recebidos por Marcius Machado. Luciane Carminatti e Fabiano da Luz estavam ausentes e não votaram.

Durante o discurso após ser eleito presidente, Sopelsa lembrou a infância humilde, o trabalho dos pais na suinocultura e a trajetória política. Ele foi prefeito de Concórdia, vereador por seis anos e está no sexto mandato de deputado estadual.

Em 2022, a Assembleia Legislativa deve ter uma pauta com menos projetos polêmicos do que nos últimos anos. A aposta dos líderes das principais bancadas é de que as eleições vão dominar a maior parte das discussões no parlamento.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.