Política

Moacir Sopelsa é eleito presidente da Assembleia Legislativa de SC para 2022

Acordo já havia definido que o emedebista comandaria a Alesc; Eskudlark será o vice-presidente

Divulgação

O deputado estadual Moacir Sopelsa (MDB) foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa de SC. A escolha do nome dele já havia sido definida em um acordo estabelecido ainda no início de 2021. Pelo acerto, Mauro de Nadal (MDB) comandaria o Legislativo no ano passado e Sopelsa presidiria no último ano da legislatura, já que ele não será candidato à reeleição nas eleições de outubro.

Com o acordo, Sopelsa foi o único candidato inscrito na disputa e recebeu os votos dos 38 deputados presentes – os parlamentares Luciane Carminatti e Fabiano da Luz (PT) não compareceram à sessão. Nas declarações de voto, os parlamentares elogiaram a experiência do emedebista.

O presidente da Alesc é responsável por comandar as sessões, definir as pautas de votações e também ocupa interinamente o governo de SC em caso de ausência do governador e do vice.

A expectativa ficou apenas para a definição da vice-presidência. Até a terça-feira havia disputa entre dois nomes do PL: Maurício Eskudlark, com apoio dos governistas, e Marcius Machado, que teve o apoio dos demais colegas do partido e dos deputados de oposição ao governo Moisés.

Com o impasse, os dois se inscreveram como candidatos e coube aos deputados votar para decidir a vice-presidência.

O deputado Maurício Eskudlark foi eleito com 31 votos, contra sete votos recebidos por Marcius Machado. Luciane Carminatti e Fabiano da Luz estavam ausentes e não votaram.

Durante o discurso após ser eleito presidente, Sopelsa lembrou a infância humilde, o trabalho dos pais na suinocultura e a trajetória política. Ele foi prefeito de Concórdia, vereador por seis anos e está no sexto mandato de deputado estadual.

Em 2022, a Assembleia Legislativa deve ter uma pauta com menos projetos polêmicos do que nos últimos anos. A aposta dos líderes das principais bancadas é de que as eleições vão dominar a maior parte das discussões no parlamento.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Vereadores aprovam repasse de R$ 10 mil para a APAE de Lauro Müller

A sessão ordinária desta segunda-feira, dia 16, foi realizada sob a presidência do vereador Lindomar Cataneo.

Vereadores de Orleans aprovam gratificação a servidores membros de sindicância administrativa

A sessão ordinária foi realizada sob a presidência do vereador Pedro João Orbem nesta segunda-feira, dia 16.

Rio do Rastro Marathon é marcada por bicampeonatos, recorde e estreias

Atletas de 21 estados brasileiros se desafiaram subindo a Serra de SC em provas de corrida e ciclismo

Homem é preso com 186 kg de maconha na BR-101 em SC

Apreensão foi feita pela PRF e o motorista não soube informar o destino final da droga