Geral

Modalidade Urbana sustentável é debatida em Seminário na Unisul

Foto: Cilene Macedo

Foto: Cilene Macedo

O segundo dia do Seminário de Mobilidade Urbana ocorreu ontem (21), na Unisul de Tubarão, com a Mesa Redonda sobre ‘Mobilidade Urbana na região da Amurel’, não discutiu apenas sobre a mobilidade de Tubarão, mas sim de toda a região de Laguna.

O objetivo foi colocar em discussão a mobilidade urbana sustentável com a sociedade civil, os gestores públicos, entre eles o executivo e o legislativo e as entidades do poder público constituído. O coordenador de Arquitetura e Urbanismo, professor Rodrigo Althoff, acredita que essa é uma oportunidade de clarear os problemas e encontrar soluções. “Em quinze anos duplicou o número de veículos na cidade, porém a população continua a mesma e continuamos tendo apenas cinco pontes”, explica o professor. De acordo com ele, isso contribui para o atraso do desenvolvimento por causa do aumento do tempo que leva para se locomover.

A participação dos acadêmicos do curso de Arquitetura é fundamental para coloca-los junto com a realidade e os problemas do município, considera Rodrigo. “Isso faz com que eles fiquem mais preparados para enfrentar os problemas do futuro”, conclui.

O estudante do 6º semestre do curso, Leandro Loffi, acredita que o evento possibilitou um aprofundamento no conhecimento sobre mobilidade urbana. “Acredito que contribuiu para inquietar de certa forma os alunos a propor estratégias e projetos para a mobilidade em parceria com as prefeituras”, diz.

O evento fez parte da Semana Acadêmica de Arquitetura, que ocorre anualmente.

Colaboração: Cilene Macedo