Saúde

Moisés diz quando flexibilização do uso de máscaras deve ser anunciada em SC; veja data

Informação foi dada à NDTV; Secretaria de Estado da Saúde reúne técnicos e servidores para discutir medidas referentes à desobrigação do uso da proteção em ambientes abertos

Divulgação

O governador Carlos Moisés (sem partido) disse nesta sexta-feira (29) que a desobrigatoriedade do uso das máscaras em ambientes abertos e ventilados deve ser anunciada até a próxima semana.

Há um grupo da SES (Secretaria de Estado da Saúde) com técnicos e servidores que discute as ações referentes à flexibilização. “Nesta semana ou no mais tardar na semana que vem vamos anunciar flexibilização”, afirmou Moisés ao repórter Stêvão Limana, da NDTV.

Conforme a pasta, o assunto também foi discutido em uma reunião do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e da CIT (Comissão Intergestores Tripartite) em Brasília nesta semana.

Segundo o vacinômetro da SES, Santa Catarina tem 58,56% de moradores que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19.

Um levantamento preliminar realizado pela Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) indica que houve uma queda de 34% das mortes por Covid no Estado em um mês. Os dados são de 14 de setembro a 13 de outubro, quando foram registrados 431 óbitos.

Vacinação é essencial

De acordo com o governo, os índices de vacinação serão essenciais para a elaboração das regras. O decreto só será editado a partir da revogação da Lei Federal nº 14.019/2020, que obriga o uso do equipamento de proteção em todo o território nacional, tanto em ambientes fechados quanto abertos.

A Secretaria de Estado da Saúde está desenvolvendo os regramentos segundo as indicações epidemiológicas.

“Compreendemos que estamos em um novo momento de enfrentamento à pandemia. O uso de máscaras mostrou sua eficácia. Com o avanço da vacinação e com nossa população cada vez mais protegida, porém, percebemos que a flexibilização seja possível”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam Proposições, Requerimentos, Projetos de Lei e Projeto de Resolução

No Grande Expediente, oito vereadores aproveitaram para fazer seus pronunciamentos.

Satc Digital e Coopera firmam parceria para a aplicação do ensino corporativo

De forma gratuita, cinco cursos livres foram lançados nesta segunda-feira e estão disponíveis para a comunidade

Número de casos ativos de Covid-19 despenca em SC e índice é o menor em 17 meses

Dados mostram que o Estado vive um momento menos delicado da pandemia, e caminha para um processo de estabilização

Assistência Social de Criciúma entrega alimentos para instituições sociais no Parque das Nações

Ao todo, foram distribuídos 960 kg de carne, 1.500 kg de banana, 60 cestas básicas e 90 kits de legumes para 30 instituições