Turismo

Molhes da Barra em Laguna serão revitalizados

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Laguna terá, em breve, um dos cartões-postais da cidade totalmente revitalizado pela prefeitura. Os Molhes da Barra serão transformados em atrativo turístico. A ideia surgiu após a suspensão das obras do Parque da Pedra do Frade.

As atividades foram suspensas em setembro do ano passado por determinação da Área de Preservação Ambiental – APA da Baleia Franca, devido a uma série de ajustes propostos pelo órgão ambiental. Como a prefeitura já havia assegurado para a obra do parque cerca de R$ 1,2 milhão, para não perder o recurso solicitou ao Ministério do Turismo que a emenda fosse transferida para outro projeto.

“Devido aos prazos curtos que tínhamos para solicitar o licenciamento no Parque da Pedra do Frade, decidimos pedir ao Ministério do Turismo o remanejamento do recurso para outra obra, desta vez nos Molhes da Barra. O projeto e orçamento estão em fase final de desenvolvimento. Enquanto isso, vamos continuar lutando para conseguir continuar as obras no Parque da Pedra do Frade”, explica o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Social, Rodolfo Michels Godinho.

Com o novo projeto, os Molhes serão totalmente revitalizados e receberão pavimentação e portal. “O local será fechado para trânsito de veículos, ou seja, a entrada será para pedestres, como forma de explorar o turismo no local. Um portal deve ser instalado também”, revela o secretário.

No que se refere ao parque ambiental que seria construído na Pedra do Frade, Rodolfo acrescenta que o projeto estava sendo feito para preservar a área, hoje usada por gaioleiros e para outras atividades. “A área é usada por gaioleiros e outros tipos de atividades motorizadas, que geralmente detonam o lugar. O parque iria preservar. Mas a APA decidiu intervir. Agora, as obras devem ficar paradas por tempo indeterminado, até que consigamos o licenciamento ambiental para construção no local, mas não vamos desistir”, ressalta.

Como seria o Parque Ambiental

A construção de um parque ambiental na região da Pedra do Frade, em Laguna, deveria melhorar o tradicional ponto turístico da Praia do Sol. O projeto previa pontos como um bloco administrativo, passarela de acesso à Pedra do Frade, pórtico de entrada e cabeamento subterrâneo. As obras, no entanto, foram suspensas poucos dias depois de iniciadas, e a APA da Baleia Franca exigiu a documentação ambiental. A prefeitura de Laguna cancelou então o processo de licitação com a empreiteira vencedora.

Com informações do site Diário do Sul