Geral

Monitoramento de baleias reúne estudantes de diferentes regiões do Brasil em Imbituba

Ao menos 42 gigantes já foram avistadas na região Sul de Santa Catarina durante o período reprodutivo da baleia-franca, que vai de julho a novembro.

Divulgação

Estudantes de biologia e outras áreas de pesquisa da vida marinha se instalaram na Capital Nacional da Baleia Franca, a cidade de Imbituba, para atuar no projeto Pro Franca/Instituto Australis. A iniciativa realiza o monitoramento dos cetáceos no berçário das baleias em Santa Catarina.

São 15 pontos monitorados entre Laguna e Palhoça. O programa conta com estagiários das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. Eles avaliam a sazonalidade e comportamento das baleias-francas na região. Cerca 400 acadêmicos concorreram ao processo seletivo para as 15 vagas do projeto.

A estudante de ciências biológicas, Alessandra Leonardo, revela que a experiência está sendo inovadora: “É uma vivência diferente, mais que estudar baleias, estou percebendo os outros desafios que vão fazer parte de minha formação”, explica a futura bióloga, natural de Recife.

A atuação dos estagiários é na APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia-Franca. O projeto conta com recursos da Petrobras.

Confira onde ocorre o monitoramento

Palhoça: Guarda do Embaú, Pinheira de Cima e Pinheira de Baixo
Garopaba: Garopaba, Siriú e Gamboa
Imbituba: Itapirubá Norte, Praia da Vila, Porto, Praia d’água, Ribanceira, Ibiraquera, Luz e Rosa
Laguna: Praia Grande e Prainha, Cardoso, Cigana, Mar Grosso, Praia do Gi, Praia do Sol e Itapirubá Sul

A rota da Baleia-franca

É no período de julho a novembro que os cetáceos são registrados no litoral de Santa Catarina. As fêmeas buscam águas mais calmas e quentes na região. A interação desses animais próximo à costa, é um comportamento particular que acontece somente no litoral catarinense.

“É uma estratégia que elas têm para se proteger contra predadores, e para a economia energética”, ressalta o gerente de pesquisa do Pro Franca, Eduardo Renault.

A temporada de amamentação dos filhotes vai até o terceiro mês de vida. O período é de desenvolvimento de atividade motora e crescimento desses animais.

A expectativa é que pelo menos 100 baleias sejam avistadas até o fim da temporada em Santa Catarina.

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Cidasc emite comunicado sobre proibição de fabricação, comércio, prescrição e uso do herbicida Paraquat no Brasil

A reavaliação toxicológica do paraquat foi determinada em 2008 pela Anvisa e finalizada em 2017

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

PRF de SC é responsável por mais de 20% das multas de embriaguez ao volante no Brasil

No Brasil, a PRF lavrou 53.308 autos de infração de embriaguez ao volante durante todo o ano de 2019.

Exportação de carne do Brasil aumenta 12% no ano até agosto

China compra 65,8% mais, informa Abrafrigo