Economia

Montadora chinesa pode ser instalada em Imbituba

Geely é uma das maiores fabricantes de veículos da China e é proprietária da Volvo

Além da metalúrgica italiana Cimolai, os chineses da Geely também podem escolher Imbituba como a sede da empresa no Brasil. Nessa segunda-feira (20), representantes da montadora estiveram reunidos com o governador Raimundo Colombo e com a direção da Fiesc.

A Geely é uma das maiores fabricantes de veículos da China e é proprietária da Volvo, marca conhecida no setor automobilístico. A intenção é abrir uma fábrica no Brasil e, para isso, alguns Estados estão sendo visitados, entre eles Santa Catarina. Também estariam na disputa pelos investimentos São Paulo e Ceará. Diretores da Geely estiveram em Imbituba há alguns dias acompanhados por representantes da Santos Brasil, operadora do terminal de contêineres do Porto de Imbituba.

O investimento previsto pela companhia é de cerca de R$ 1 bilhão. O planejamento é que a fábrica esteja funcionando em três anos, com a produção de pelo menos dois modelos, entre eles o compacto LC Panda. A geração de empregos está estimada entre 1 mil a 1,5 mil vagas, pois a intenção não é apenas montar o carro no país, e sim fabricar grande parte dos componentes aqui.

Segundo o prefeito de Imbituba, Beto Martins, as negociações ainda estão no início. “Ainda não podemos comemorar porque não foi definido que a empresa irá se instalar em Santa Catarina. Mas isso demonstra o bom momento de Imbituba. O município está se destacando no setor industrial pelas mudanças feitas nos últimos anos, especialmente pela reestruturação do porto”, avalia o prefeito.

Importados

Além de ter sua própria fábrica no Brasil, os veículos da Geely podem chegar ao país ainda este ano. As informações do setor automobilístico dão conta de que o mesmo grupo que importa os veículos da Kia, o Gandini, deve fazer a importação dos carros da Geely.