Geral

Monumento em homenagem à Anita Garibaldi é inaugurado em Imbituba

As estátuas foram produzidas pelo artista Jean Cristiano Rodrigues, de Palhoça.

Divulgação

Um monumento, em homenagem a Anita Garibaldi, foi inaugurado nesta segunda-feira (04), no mirante da Praia do Porto. O espaço conta com um busto da heroína dos dois mundos, dois canhões e uma placa que relata a batalha de fogo vivida pela catarinense ao lado de Giuseppe Garibaldi, na cidade de Imbituba, em 1839. As estátuas foram produzidas pelo artista Jean Cristiano Rodrigues, de Palhoça.

A estrutura para receber as estátuas foi construída pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento (SEINFRA), em parceria com a Diretoria Municipal de Cultura. O monumento, chamado de “Batalha Naval de Imbituba – Batismo de Fogo de Anita Garibaldi 04/11/1839”, faz parte do projeto internacional Uma Rosa para Anita.

“Todo o material desta obra veio do reaproveitamento. É da sustentabilidade que precisamos quando lidamos com recursos públicos. Podemos dizer que estrutura para receber as estátuas teve custo zero à prefeitura”, comentou o secretário Gilberto Pereira.

Segundo a Diretora Municipal de Cultura, Alessandra Santos, a inauguração do monumento é um marco cultural e turístico para Imbituba, pois valoriza, além das belezas naturais da região, a figura de Anita Garibaldi, heroína que marcou parte da sua trajetória na Capital Nacional da Baleia Franca.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba 

Notícias Relacionadas

Governo de Criciúma anuncia obras de pavimentação asfáltica em ruas dos bairros Recanto Verde, Fábio Silva e Anita Garibaldi

Ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos orçados em mais de R$ 4 milhões foi assinada nesta quinta-feira (27)

Rotary Clube de Lauro Müller empossa três novos membros

Comemoração do bicentenário de Anita Garibaldi é debatida entre os prefeitos da região

Nas cidades de Imbituba, Laguna e Tubarão, ainda em 2019, será plantada a Rosa de Anita. Trata-se de um híbrido desenvolvido por botânicos europeus e que será plantado nos locais que fazem parte da história da heroína dos dois mundos.

Coopercocal comemora Dia Internacional da Mulher com Dia da Beleza

As associadas e consumidoras que passaram pela cooperativa também foram contempladas com os serviços de limpeza de pele e receberam flores.