Geral

Monumento homenageia mineiros

O símbolo, instalado no Distrito de Guatá, é um sonho antigo do engenheiro Narcísio Júlio Gonçalves

Foto: Samuel Madeira

Foto: Samuel Madeira

O Distrito de Guatá recebeu na tarde deste domingo, 20 de janeiro, dia em que Lauro Müller completa 56 anos de Emancipação Político-Administrativa, o primeiro monumento em homenagem aos mineiros.

O símbolo que representa o mineiro, instalado no Distrito de Guatá, é um sonho antigo do engenheiro ferroviário e de segurança, Narcísio Júlio Gonçalves, que sempre teve o desejo de homenagear os mineiros que trabalharam e os que ainda estão na ativa no município.

A estátua, de mais de três metros de altura, foi esculpida pelo artista Paulo Afonso e representa um mineiro em movimento, com uma picareta nas mãos. A solenidade de inauguração do monumento reuniu na Praça Olavo Sebastião Nazário, além do engenheiro e familiares, o prefeito municipal Fabrício Kusmin Alves, o vice Ramiris Fontanella e representantes da sociedade civil organizada.

A homenagem aos mineiros teve início no sábado (19) com baile realizado no Clube 1º de Maio.  Os atos festivos, voltados aos mineiros, foram idealizados pelo engenheiro e promovidos em parceira com a sociedade civil organizada, através dos Associados do Clube 1º de Maio e os Sindicatos dos Mineiros e dos Aposentados.

Narcísio residiu boa parte de sua infância e adolescência no Distrito de Guatá, nas décadas de 40 e 50. Em busca de um futuro melhor partiu para estudar na Marinha do Brasil. Fez diversos cursos e passou por grandes empresas do Brasil. Atualmente reside na cidade do Rio de Janeiro, porém possui uma residência no Distrito de Guatá, inclusive no mesmo local onde morou quando criança.