Saúde

Morador de Sangão é o quinto doador de órgãos deste ano no Hospital São José

Família do homem de 43 anos autorizou a doação, após a confirmação da morte por um acidente vascular cerebral (AVC).

Foto: Arquivo/HSJosé

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do Hospital São José, promoveu a captação de rins, fígado, pâncreas e globos oculares, de um homem de 43 anos, morador da cidade de Sangão.

J.F.S., estava hospitalizado devido a um acidente vascular cerebral (AVC), e teve morte encefálica confirmada após a realização de todos os exames necessários.
Esposa e filhos receberam as informações sobre a importância do ato e autorizaram a doação dos órgãos. O procedimento foi realizado pelo médico Andrew Massutti, e gerenciado pelas enfermeiras da CIHDOTT, Jaqueline Martins e Francielle Kreutz.

Em 2016 o Hospital São José registrou 35 protocolos, porém 14 captações foram realizadas. Em 2017 já foram abertos 14 protocolos e até o momento cinco captações efetivadas.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo. De 2010 a 2016 o crescimento de doadores em potencial aumentou 103%, número este, bastante significativo, porém o problema maior esta na recusa familiar. Em dezembro do ano passado na fila de espera, haviam 41.042 pessoas aguardando por um transplante, sendo a maior parte delas (24.914) para rim.

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital São José, possuí uma equipe altamente qualificada, que se coloca à disposição diariamente para esclarecer dúvidas sobre o procedimento de doação de órgãos.

Colaboração: Kátia Farias – Assessora de Comunicação do Hospital São José