Geral

Morador do bairro Liri em Içara encontra oito escorpiões nos arredores de casa

Residência fica ao lado de uma área de preservação permanente, no loteamento Montello D’Itália, em Içara.

Divulgação

Moradores do bairro Liri devem ficar em alerta quanto ao aparecimento de escorpiões. Daniel Silveira da Rosa, residente da localidade, capturou oito animais peçonhentos nos arredores da própria casa, no loteamento Montello D’Itália. Além de ser venenoso, com risco de levar à morte, o aracnídeo é considerado uma espécie invasora, por se reproduzir com facilidade. Içara é, portanto, um dos nove municípios do Estado considerados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) como infestado.

“Eu achei oito escorpiões, matei a maioria deles e três eu deixei em um vidro fechado embaixo do porão, porque se a prefeitura não tomar alguma providência, eu vou dar pra eles”, desabafa Daniel Silveira da Rosa, morador do bairro Liri. “Eu estava carpindo, encontrei alguns no mato seco, embaixo da pilha de tijolos e um dentro da minha garagem”, acrescenta.

O morador comenta que chegou a ligar para a Vigilância antes de encontrar os animais, para a propriedade ao lado, uma Área de Preservação Permanente, ser limpa. “Também entrei em contato com dois vereadores de Içara, pedindo para eles limparem o mato, porque estava vindo escorpião, mandei a foto pra eles e, até então, ninguém resolveu nada. Foi essa semana que mandei, faz pouco tempo, mas ninguém me respondeu”, acrescenta.
Da Silva considera um descaso os moradores passarem por essa situação, principalmente pelo risco que os animais peçonhentos causam à saúde da população. “Fizeram pouco caso, de certa forma. Teve outra menina do bairro que mandou mensagem e eles disseram que o único surto de escorpiões era no bairro Aurora”, comenta.

Área de Preservação Permanente

Por ser uma Área de Preservação Permanente, não é qualquer pessoa que pode roçar a propriedade, então os moradores devem aguardar por um respaldo da prefeitura. “Eu entrei em contato com o vereador, ele disse que iria ver isso com a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) para poder cortar, e já faz uma semana, não resolveram nada. Depois disso, eu comecei a achar esses escorpiões”, acrescenta Da Silva. “Vou esperar mais uma semana, se a prefeitura não fizer nada, eu vou levar o escorpião lá na mesa deles, vou abrir o potinho e soltar eles. Das duas uma, não querem roçar, eu toco fogo na área ambiental, daí eu provavelmente vou pagar uma multa e vai ser resolvido”, completa.

Denúncia deve ser apurada pela Vigilância

De acordo com a coordenadora Vigilância Epidemiológica de Içara, Graziela Macarini Zuchinali, denúncias sobre o caso já foram recebidas pelo órgão. “Nós temos a informação que encontraram no bairro Liri, já me encaminharam a localização e os nossos agentes de endemia vão lá verificar se realmente é escorpião ou não. Por enquanto, oficialmente, ainda não temos. Houve outra queixa, eles foram lá, olharam tudo, mas só acharam baratas e animais menores”, explica.

Conforme noticiado pela reportagem do jornal Tribuna de Notícias há duas semanas, o município de Içara tinha apenas um bairro, o Aurora, considerado como infestado. Com a denúncia surge um alerta, já que as duas localidades estão longe uma da outra. “Ficam completamente distantes, uma fica próximo a Polícia Rodoviária e o outra em direção a BR -101”, acrescenta Graziela.

Se a denúncia for realmente confirmada, a Vigilância deve começar um trabalho de orientação no bairro Liri. “Os agentes devem entregar um folder com material educativo que pede para fazer a limpeza do terreno e, qualquer escorpião que achar, o morador deve entrar em contato com a gente, para que nossos agentes de endemia possam ir até o local fazer a procura do animal para ver se realmente localizam”, finaliza a coordenadora.

Com informações do site Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

2ª edição do Salão do Imóvel de Criciúma já tem data marcada, em Criciúma

Evento será realizado de 25 a 27 de maio e terá ainda mais facilidades nas condições de financiamento.

Prefeitura de Jacinto Machado vacina idosos contra a gripe em casa para evitar aglomerações nos postos

No total, são 2.200 pessoas acima de 60 anos, que serão imunizados.

Homem dispara três tiros dentro de casa e é preso em Tubarão

Vizinhos informaram que havia uma discussão entre casal na residência. A ocorrência foi registrada na madrugada desta quinta-feira (1)