Saúde

Moradora de Laguna portadora de doença degenerativa pede ajuda

Foto: Divulgação

As palavras que abrem o diário de Eliane da Silva Nascimento, de Laguna, refletem a dor que a dona de casa vem enfrentando desde 2013.

“Oi, meu nome é Eliane. Tenho 42 anos e há cinco descobri que tenho uma doença degenerativa (artrite reumatoide). É uma doença autoimune que compromete todo o sistema nervoso. A cada dia piora mais. A dor é intensa, parece que tem facas dentro do meu corpo”.

Ela vive numa casa simples, no bairro Cabeçudas, com o filho de 16 anos. Ademir é quem ajuda a mãe nas tarefas do dia a dia. “Por conta das dores provocadas pela artrite reumatoide, não consigo fazer tudo o que uma pessoa normal faz. Cozinhar, lavar e passar roupa, limpar a casa. Meu filho é quem me ajuda na maioria das vezes”, conta Eliane, que tem ainda outros três filhos que moram em outras cidades.

A dificuldade física também é acompanhada pelo medo de não poder viver de maneira saudável. Desde o fim de 2017, Eliane não conta com os benefícios do INSS. “Hoje, tomo cerca de 20 comprimidos por dia. Tem medicação que custa mais de R$ 5 mil. Por conta do valor, não compro. São os amigos, vizinhos, parentes que me ajudam a comprar esses remédios e também com os outros gastos que tenho”. Eliane explica que ainda tentará na Justiça o direito de se aposentar por invalidez. Ela precisou deixar o trabalho em uma peixaria quando os primeiros sintomas da doença apareceram.

As mãos e os pés inchados, além das dores pelo corpo, impedem Eliane de ter um serviço, mas não a impedem de manter a esperança. Pelo menos uma vez por mês ela viaja até Florianópolis para a imunoterapia, tratamento usado em estados avançados de câncer. “Conto com a ajuda de todos pra manter minha rotina e, claro, espero melhorar minha condição. O que mais quero é ficar saudável e ter uma vida próxima do que eu tinha antes da doença”, conta.

Como ajudar

-Agência: 0421
-Operação: 013
-Conta: 00109553-7 – Caixa Econômica de Laguna
-Nome: Eliane da Silva nascimento
-CPF: 82328781934

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Casa de Repouso Bom Jesus inaugura oficina recreativa, em Criciúma

Prefeitura realiza doação de terrenos para empresas e fomenta geração de empregos em Criciúma

Localizadas no Loteamento Industrial Vila Natureza, áreas foram destinadas para duas empresas. Objetivo é a geração de empregos e renda às famílias