Geral

Moradores da Nova Divinéia ganham espaço para lazer e mais segurança nas proximidades de instituição de ensino

A comunidade do bairro Nova Divinéia, em Araranguá, passou a contar desde hoje com um Calçadão para passar bons momentos de lazer e descanso. O local foi estruturado na Rua José Francisco Alves, em frente à Escola Municipal Nova Divinéia. A inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 8, e a conquista foi comemorada pelos moradores, que há muito tempo aguardavam a obra, principalmente pela preocupação com os riscos de acidente de trânsito. Agora, os veículos não podem mais circular naquela via.

De acordo com o vereador Adair Jordão (PT), que já esteve à frente da instituição, a comunidade escolar clamava por esta melhoria. "É uma realização muito gratificante, é uma obra muito esperada pela Nova Divinéia". Jordão pontuou ainda a questão da segurança. "Havia muitas reclamações dos pais, professores e alunos", destacou o representante da Câmara de Vereadores de Araranguá.

A diretora do estabelecimento de ensino, Selma R. G. Martins, também lembrou que muitos estudantes evitavam sair da instituição para irem a outros locais próximos em virtude do tráfego intenso. "A maioria das crianças não freqüentava o ginásio já que ele não é ligado à parte física da escola. A obra começou no ano passado e foi finalizada agora. Nós precisamos também colocar rampas porque temos crianças com dificuldades motoras e precisam de acessibilidade", ressaltou a docente.

Entre as mudanças que serão realizadas no local, está a instalação da iluminação de alta qualidade, que deverá ser inaugurada em breve. Segundo o prefeito Sandro Maciel, o novo Calçadão é apenas uma das várias obras que o município ganhará. "Vamos sempre ter inaugurações, seja uma escola, uma creche, ou a instalação de água e esgoto", detalhou Maciel.

A presidente da Associação de Moradores, Sidnei Cristiano, depois do Calçadão, já pensa na concretização de uma creche para o bairro. Hoje muitos pais e mães da localidade precisam levar os filhos para instituições de bairros como Mato Alto, Centro e Alto Feliz. "Vamos conseguir realizar o sonho da comunidade. A intenção é que a obra saia em 2014", destacou Sidnei.

Na solenidade também estava presente o presidente da Câmara Municipal, Ozair da Silva, o Banha (PT), que reafirmou a relevância da realização para a comunidade. "O município acaba trazendo mais qualidade de vida para as pessoas. A cidade tem poucas praças e precisamos de mais outras para a comunidade", destacou o chefe do poder municipal legislativo.

Estavam presentes também na inauguração, os vereadores Kila Ghellere (PSB), Geraldo Mendes (PT), Neno Fontoura (PMDB), Alexandre Pereira (PPS), o vice-prefeito, Rodrigo Turatti, representantes das secretarias do município e moradores em geral.

A obra foi viabilizada por meio de uma emenda de 2010 realizada pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, a então senadora Ideli Salvatti. A estrutura custou ao total RS 153 mil com recursos do Governo Federal e contrapartida de R$ 53 mil da prefeitura. 

Colaboração:Vanessa Irizaga Lucrécio

[soliloquy id=”62170″]