Segurança

Moradores de Guatá cobram instalação de Base Comunitária da PM

Assinaturas em petição popular estão sendo recolhidas e serão enviadas às autoridades

Cansados de promessas e de tanto esperar por mais segurança, os moradores do Distrito de Guatá, em Lauro Müller, decidiram se mobilizar para cobrar das autoridades a instalação de uma Base Comunitária da Polícia Militar na comunidade. Moradores estão apavorados com o aumento absurdo do comércio e consumo de drogas, furtos e roubos a residências e a estabelecimentos comerciais. Com isso, famílias da comunidade, com a ajuda do vereador Manoel Jades Izidorio, o Maneca, iniciaram a coleta de assinaturas em um abaixo-assinado que deverá ser entregue às autoridades estaduais.

Há mais de 16 anos as lideranças políticas e a população daquele distrito lutam para ter mais próximo o trabalho da Polícia Militar para garantir mais segurança à comunidade. Inclusive um prédio de propriedade da Prefeitura Municipal foi reformado pelo ex-prefeito e havia sido colocado a disposição da PM para a instalação da base, porém mesmo com o anúncio feito pelo Comandante da Polícia Militar, Guarnição Especial de Içara, a quem Lauro Müller está subordinado, Tenente Coronel Cosme Manique Barreto, em 8 de fevereiro de 2012, que a base seria instalada, o fato não se concretizou.

Para o vereador Maneca o Guatá está sendo discriminado e falta empenho das autoridades estaduais para atender o pleito. “Nosso distrito tem uma população de mais de quatro mil habitantes, fica localizado no sopé da Serra do Rio do Rastro e é cortado pela Rodovia SC-390, principal corredor entre o Planalto Serrano e o Litoral Sul catarinense. Não dá mais para aceitar esse quadro de insegurança que emoldurou nossa comunidade”, ressalta.

Uma audiência suprapartidária com deputados da região Sul do Estado, vereadores de Lauro Müller, comerciantes e membros da comunidade de Guatá e o secretário estadual de Segurança, César Augusto Grubba, também está sendo solicitada ao presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, para discutir a reivindicação.

Apreensão de maconha

Recentemente, no dia 28 de março de 2013, a Polícia Militar Rodoviária Estadual de Painel, realizou a apreensão de 21 kg de maconha, que segundo informações apuradas pela própria polícia, o destino da droga seria o distrito deGuatá, em Lauro Müller.

  • c55b4b33f0ae30b317642ebeeed2d187
  • p17o73r1o2pu21mse9a5dvt4oa3
  • p17o73r1o2quc7u31olne4mb4b4