Saúde

Morre Jonatas, menino portador de AME famoso por campanha solidária em SC

Ele tinha cinco anos e não resistiu após sofrer uma parada cardiorrespiratória

Divulgação

O menino Jonatas Openkoski morreu, aos cinco anos, nesta segunda-feira (24) em Santa Catarina. Ele era portador da Atrofia Muscular Espinhal (AME) e ficou famoso após uma campanha popular ser lançada em 2017, em Joinville.

A morte foi confirmada durante a noite em uma publicação da família na página da campanha AME Jonatas em uma rede social. Segundo os pais, o menino teve uma parada cardiorrespiratória durante a manhã.

– Nosso pequeno grande guerreiro acordou bem, sorriu, tomou seu leitinho e voltou a dormir. Dormiu o sono eterno ocasionado por uma parada cardíaca. Ele se foi, lindo, sereno, sem dor e como um anjo nos deixou – diz a publicação.

A família ainda não divulgou informações sobre o velório e sepultamento de Jonatas. Nas redes sociais, os pais afirmaram que vão se reservar por um tempo para viver o luto.

Campanha solidária foi parar na Justiça

Jonatas tinha AME de tipo 1, o mais grave dentro do quadro da doença. Em março de 2017, os pais dele iniciaram a campanha nos moldes de várias outras que começaram no país desde que o medicamento Spinraza foi lançado, no fim de 2016.

Com custo inicial de R$ 3 milhões, entre aquisição das primeiras doses e importação, o tratamento era considerado inovador por retardar os efeitos da síndrome. Durante a mobilização, o casal chegou a arrecadar mais de R$ 4 milhões, conforme a Justiça Federal.

No entanto, o caso foi parar na Justiça após uma investigação ser aberta pela Polícia Civil para apurar se houve crime de desvio e apropriação indébita dos recursos destinados à campanha. O caso ainda está em tramitação na Justiça.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil

Segundo o governo, nenhuma política pública de saúde será interrompida

Homem de 57 anos é preso após tentar beijar menina de 11 anos à força, em Orleans

Fato ocorreu na Rua Aristiliano Ramos, na tarde deste sábado, dia 21.

Número de transplantes de rim caiu nos últimos dois anos

Sociedade Brasileira de Urologia lançou campanha para estimular doação

PM de Criciúma efetua apreensão de mais de 20 quilos de maconha

A droga foi localizada na noite do último sábado, dia 21