Geral

Morre Luiz Machado, o criador e o primeiro mascote do Criciúma

Em 1984, com troca de cores, do azul e branco para o preto, amarelo e branco, a torcida passou a se chamar Garra Cricolor, uma de suas idealizações.

Divulgação

Uma vida dedicada a um grande amor: o Tigre no coração. Veio o luto, mas a sua trajetória ficará eternamente na lembrança de todos que o conheceram.

Morreu ontem (4) o criador e o primeiro mascote do Criciúma Esporte Clube, o Tigrão. Luiz Machado, 71 anos, não resistiu e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Seu Luiz estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José. “Ele estava aguardando uma cirurgia no coração para trocar uma válvula, mas os médicos optaram por restaurá-la. Tudo correu bem no procedimento e após a cirurgia. Após seis dias na UTI teve uma parada respiratória, tentaram reanimá-lo por 15 minutos, mas o coração dele estava muito fraco, não resistiu”, lamenta sua sobrinha Débora Correa.

Luiz participou ativamente da torcida do Criciúma desde que o clube deixou de ser o Comerciário. Em 1984, com a mudança de cores, que abriu mão do tradicional azul e branco para usar o preto, amarelo e branco, a torcida passou a se chamar Garra Cricolor, uma idealização de Luiz.

Pouco depois, a convite do então presidente Moacir Fernandes, criou o mascote e o grito de guerra. Conforme sua sobrinha, ele não perdia um jogo do Criciúma até os seus últimos dias. Seus filhos também o acompanhavam.

“O primeiro mascote era de quatro patas. Duas pessoas vestiam a roupa. A ideia de um tigre para o mascote foi dele. A primeira roupa foi feita por ele mesmo. Já a segunda, usada só por um homem, também foi confeccionada pelo meu tio, que na época já trabalhava com identidade visual. Ele guardava as primeiras roupas até hoje com imenso amor e orgulho, e ainda fazia placas e coisas do gênero”, conta.

Com informações do site Notisul

Notícias Relacionadas

Mulher morre atropelada em Criciúma e motorista deve se apresentar à Polícia Civil

Vítima foi atingida e condutor não prestou socorro no domingo. Carro foi apreendido nesta segunda e advogado deve acompanhar suposto autor na delegacia.

Marido morre em acidente de carro três dias após suspeita de matar mulher a tiros em SC

Colisão contra caminhão ocorreu nesta segunda na BR-116. Mulher foi encontrada morta na sexta, atingida por três disparos na cabeça.

Jovem de 20 anos morre e homem fica ferido em acidente de trânsito em Meleiro

Dois carros bateram de frente na SC-108 na noite de sexta-feira (15).

Cão-bombeiro de SC morre em serviço durante busca por pessoa desaparecida em rio em Içara

Cachorro Barney pulou na água em Içara e não voltou mais à superfície. Em fevereiro, animal ajudou na procura por vítimas em Brumadinho (MG).