Geral

Morro da Fumaça abre novo Centro de Triagem ao Coronavírus

Até a semana passada, estrutura funcionava na localidade de Vila Rica.

Divulgação

Em mais uma ação de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19), o Governo Municipal de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Saúde, abriu na manhã desta segunda-feira, dia 13, o Centro de Triagem montado no Salão Paroquial da Matriz São Roque.

O local atenderá pacientes com sintomas semelhantes ao do coronavírus (sintomas gripais e demais associações).

A secretária de Saúde, Francieli Maragno explica que a proposta é fazer uma avaliação inicial de todos os pacientes sintomáticos respiratórios para identificar possíveis casos da doença, evitando superlotação e aglomeração nas unidades de saúde, além de facilitar o acesso aos fumacense já que até quinta-feira o centro de triagem estava funcionava na localidade de Vila Rica. “A equipe de atendimento contará com profissional médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, agente comunitário de saúde e zeladora”, diz Francieli, acrescentando que todos os profissionais que atuam no Centro de Triagem recebem capacitação conforme as normas técnicas e protocolos do Ministério da Saúde.

Em um primeiro momento, será utilizada a parte superior do salão paroquial, deixando a parte inferior para ser usada caso haja uma superlotação nos hospitais. “Temos pensado em todas as possibilidades”, cita a secretária.

Horário de atendimento

O horário de atendimento será inicialmente das 8h às 12h e das 13h às 17h, após este horário, aqueles que apresentarem sintomas gripais intensos, febre e/ou dificuldade para respirar, deverão dirigir-se ao Hospital de Caridade São Roque.

O acesso ao Centro de Triagem será pela frente do centro paroquial, na Rua Vinte de Maio, onde há uma faixa contendo a orientação. “Estaremos disponibilizando um número de telefone exclusivo para o Centro de Triagem que será divulgado nos próximos dias”, ressalta.

Orientações gerais:

1 –A Secretaria de Saúde pede para que as pessoas busquem o serviço somente em caso de real necessidade para evitar se expor desnecessariamente ao risco ou ainda, expor outras pessoas caso o paciente esteja realmente infectado.

2- Caso procure atendimento no Centro de Triagem, vá preferencialmente sozinho. Leve um acompanhante somente se estiver apresentando dificuldade para respirar, caso tenha dificuldade para caminhar ou se for portador de alguma necessidade especial.

3- Se possível vá até o serviço utilizando máscara (tecido, TNT, cirúrgica descartável ou outras).

4 – Em caso de dúvida, envie mensagem via WhatsApp ou ligue para o número de informações relacionadas ao coronavírus. Fone: (48) 99119-3744.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Governador planeja retomada gradativa da atividade econômica e projeta 713 novos leitos de UTI

O objetivo é adequar as medidas de isolamento à necessidade dos catarinenses com segurança.