Saúde

Morro da Fumaça assina carta de intenções para compra da vacina Sputnik V

Intenção do Governo Municipal é adquirir 20 mil doses do imunizante

Divulgação

Na busca por imunizar a população contra o novo coronavírus (Covid-19), o prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, assinou carta de intenções para a aquisição de 20 mil doses da vacina Sputnik V. Como são necessárias duas doses, 10 mil fumacenses seriam vacinados seguindo o Plano de Vacinação.

O documento é endereçado à empresa distribuidora de medicamentos TMT Globalpharm LTD. Já o imunizante é produzido pela The Gamaleya Center e Russia Direct Investment Fund (RDIF). “Os atuais números da pandemia são graves e a vacina é o caminho para vencermos o coronavírus. Por não podermos esperar mais é que assinamos esta carta de intenções para a compra da Sputnik V. Independente do país que produz a vacina, se ela é comprovadamente eficaz e há a possibilidade de adquirirmos, nós não mediremos esforços para tê-las o quanto antes para imunizar a população”, enfatiza o prefeito.

Incentivo

Todo o procedimento é incentivado e intermediado pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). “Precisamos agilizar esta imunização e buscaremos os caminhos possíveis para isso. Não ficamos de braços cruzados em nenhum instante durante a pandemia e esta é mais uma ação na busca por proteger a nossa população”, comenta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

A possibilidade de aquisição de vacinas contra a Covid-19 por municípios e estados foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mês passado em decisão proferida em ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os ministros autorizaram a compra caso o Governo Federal descumpra Plano Nacional de Vacinação ou de insuficiência de doses previstas para imunizar a população. A liberação também vale para casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não conceda autorização em 72 horas para uso de vacinas aprovados por agências reguladoras de outros países. “As pessoas seguem tomando os cuidados necessários e o Governo Municipal continua com ações constantes de combate à pandemia, mas precisamos das vacinas para superarmos este momento. Caso o Governo Federal autorize a aquisição da vacina, Morro da Fumaça está preparada para comprar as 20 mil doses”, fala a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe, não descartando a possibilidade de o Governo Municipal adquirir mais doses na sequência.

Até o momento, Morro da Fumaça aplicou em torno de 700 doses das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca enviadas pelo Ministério da Saúde.

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado