Saúde

Morro da Fumaça inicia elaboração do Plano Municipal de Saúde

Devido à pandemia, que impossibilita a realização do fórum, Município lançou a consulta pública online

Divulgação

O Governo Municipal de Morro da Fumaça lançou nesta sexta-feira, dia 28, a consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Saúde que traça as metas e ações para os anos de 2022 a 2025. O formulário está disponível no site oficial do município: www.morrodafumaca.sc.gov.br.

A secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe, destaca que o documento é um instrumento de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com vigência de quatro anos. “Conhecendo o conceito desta importante ferramenta de planejamento e organização, e diante do cenário de emergência em saúde pública de importância nacional, que impossibilita a realização do Fórum Municipal de Saúde, optamos pela realização da consulta pública de maneira online. O formulário é prático e rápido de ser preenchido e a opinião de todos é fundamental”, enfatiza.

Em vídeo lançado nas redes sociais oficiais do município, a secretária de Saúde, o prefeito Noi Coral e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Denise Ferraz Tezza, destacam a importância da participação dos fumacenses com opiniões e sugestões. “Pedimos que a comunidade participe da construção do Plano Municipal de Saúde com sugestões. A qualificação dos serviços de saúde de 2022 a 2025 será construída com a participação de todos os fumacense”, fala o prefeito.

Exigência

O Artigo 3º da Portaria GM/MS nº 2.135, de 25 de setembro de 2013, aponta que o Plano Municipal de Saúde é o instrumento central do planejamento, a ser elaborado a partir de uma análise situacional que reflita as necessidades de saúde da população e apresente as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, expressos em diretrizes, objetivos e metas. O plano serve de base para a execução, o acompanhamento, a avaliação e o exercício da gestão do sistema de saúde em cada esfera de governo. O documento norteia ainda a elaboração do planejamento e orçamento do governo no tocante à saúde. Deve ser elaborado durante o exercício do primeiro ano da gestão em curso e executado a partir do segundo ano da gestão em curso até o primeiro ano da gestão subsequente.

Notícias Relacionadas

Canadá passa Israel e agora é o 1º país que mais vacina no mundo

O gigante da América do Norte superou Israel, que vacinou 63% do seu povo e agora já tem mais de 64% dos canadenses vacinados com a primeira dose.

Confira como foi a manifestação contra Bolsonaro que aconteceu em Tubarão neste sábado (19)

Confira como foi a manifestação contra Bolsonaro que aconteceu em Tubarão neste sábado (19)

Recém-nascida é encontrada abandonada em sofá velho em Três Barras

Polícia Militar foi acionada após vizinha de casa desocupada ouvir choro da menina na madrugada deste sábado.

Serra do Rio do Rastro terá alterações de horário na segunda-feira

A partir de terça-feira, 22, o tráfego volta a ser fechado nos horários já estipulados.