Segurança

Morte de menina de 7 anos em SC alerta para acidentes envolvendo vasos sanitários; saiba como evitar

Morte aconteceu em São Francisco do Sul após criança subir no dispositivo para mexer no chuveiro. Bombeiros alertam que objeto para comportar todo o peso de uma pessoa.

Foto: Divulgação

Acidentes envolvendo vasos sanitários não são tão incomuns e podem causar ferimentos graves e até levar à morte. Um exemplo dos riscos do uso inadequado do dispositivo, segundo o Corpo de Bombeiros, é o recente caso de Santa Catarina onde uma menina de 7 anos morreu após subir no objeto para tentar mudar a temperatura do chuveiro.

A morte aconteceu no sábado (16) em São Francisco do Sul, no Norte, na Praia do Ervino. A criança sofreu um corte na axila direita, chegou a ser encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O capitão Felipe Daniel da Silva, que atua no Corpo de Bombeiros na região de Itajaí, no Litoral Norte, explica que a maioria dos incidentes relacionados aos sanitários ocorre devido a quedas do assento. Como resultado, os ferimentos podem ser graves, incluindo cortes profundos.

“É importante ressaltar que o vaso sanitário é projetado para suportar o peso de uma pessoa sentada, ou seja, em seu uso normal”, afirma o Capitão.

O militar alerta também sobre os riscos para aqueles que utilizam as bordas do vaso como apoio, destacando que a prática pode resultar na quebra da estrutura devido à concentração do peso nas laterais do objeto.

Os riscos aumentam por conta do material normalmente utilizado na fabricação dos vasos sanitários, geralmente porcelana. Uma alternativa mais segura, segundo o capitão, são os sanitários feitos de materiais mais resistentes, como o polipropileno.

Chame ajuda

De acordo com Silva, em caso de ferimentos ao cair do vaso sanitário, é preciso estancar qualquer sangramento com gaze ou tecido limpo, aplicando pressão sobre a ferida.

Para solicitar socorro, entre em contato com o Corpo de Bombeiros no número 193 ou com o Serviço de Urgência e Emergência (Samu), no 192.

Com informações do g1 SC

Notícias Relacionadas

Morro dos Cavalos, na BR-101, deve ser totalmente liberado em até 48 horas

O Gerente da concessionária responsável comentou que as adversidades climáticas tornaram extremamente desafiador o trabalho de desobstrução da rodovia

MEC qualifica a UniSatc como instituição comunitária de educação superior

Reconhecimento pela atuação filantrópica e social reafirma sua fundação, que teve o propósito de oferecer assistência social aos operários do carvão e suas famílias

Ação conjunta resgata 70 cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

A mulher foi presa em flagrante sendo encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis

Menina de 3 anos morre de Covid-19 em Florianópolis; criança não era vacinada e tinha asma

Caso aconteceu em Florianópolis e segundo a Vigilância é o segundo óbito de crianças desde o início da pandemia em 2020.