Segurança

Morte de menina de 7 anos em SC alerta para acidentes envolvendo vasos sanitários; saiba como evitar

Morte aconteceu em São Francisco do Sul após criança subir no dispositivo para mexer no chuveiro. Bombeiros alertam que objeto para comportar todo o peso de uma pessoa.

Foto: Divulgação

Acidentes envolvendo vasos sanitários não são tão incomuns e podem causar ferimentos graves e até levar à morte. Um exemplo dos riscos do uso inadequado do dispositivo, segundo o Corpo de Bombeiros, é o recente caso de Santa Catarina onde uma menina de 7 anos morreu após subir no objeto para tentar mudar a temperatura do chuveiro.

A morte aconteceu no sábado (16) em São Francisco do Sul, no Norte, na Praia do Ervino. A criança sofreu um corte na axila direita, chegou a ser encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

O capitão Felipe Daniel da Silva, que atua no Corpo de Bombeiros na região de Itajaí, no Litoral Norte, explica que a maioria dos incidentes relacionados aos sanitários ocorre devido a quedas do assento. Como resultado, os ferimentos podem ser graves, incluindo cortes profundos.

“É importante ressaltar que o vaso sanitário é projetado para suportar o peso de uma pessoa sentada, ou seja, em seu uso normal”, afirma o Capitão.

O militar alerta também sobre os riscos para aqueles que utilizam as bordas do vaso como apoio, destacando que a prática pode resultar na quebra da estrutura devido à concentração do peso nas laterais do objeto.

Os riscos aumentam por conta do material normalmente utilizado na fabricação dos vasos sanitários, geralmente porcelana. Uma alternativa mais segura, segundo o capitão, são os sanitários feitos de materiais mais resistentes, como o polipropileno.

Chame ajuda

De acordo com Silva, em caso de ferimentos ao cair do vaso sanitário, é preciso estancar qualquer sangramento com gaze ou tecido limpo, aplicando pressão sobre a ferida.

Para solicitar socorro, entre em contato com o Corpo de Bombeiros no número 193 ou com o Serviço de Urgência e Emergência (Samu), no 192.

Com informações do g1 SC

Notícias Relacionadas

Motociclista morre após acidente na Zona Sul de Balneário Rincão

Diego de Lima Vargas, de 40 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local

Motorista atropela boi na SC-110 em São Joaquim

Animal morreu na hora e dono não apareceu. Condutora não se feriu

Ex invade estacionamento, toma carro da ex e foge em Criciúma

Crime aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), no bairro Próspera. Polícia Militar foi acionada, mas o suspeito fugiu com o veículo.

Detento foge do presídio de Araranguá

Homem de 33 anos escapou na tarde de quarta-feira (18); forças de segurança já estão em busca do foragido