Geral

“Mosquito” da dengue orienta turistas e moradores na praia

Panfletos de conscientização foram distribuídos para os frequentadores da praia do Mar Grosso, em Laguna

Agentes de endemias do programa de combate à dengue do município estão na tenda da Secretaria de Saúde, junto ao Projeto Sesc Verão, no Mar Grosso, orientando turistas e moradores. Um mosquito “gigante” distribuiu panfletos de conscientização aos freqüentadores da praia.

De acordo com o coordenador do programa, Marcos Aurélio, no verão o trabalho é redobrado pois há uma grande circulação de veículos e pessoas: “Isso aumenta a chance de surgirem casos autóctones, ou seja, de transmissão local de dengue, trazendo riscos para as pessoas”, salienta.

Marcos salienta que os mosquitos podem chegar como visitantes, através de caminhões, ônibus e até carros de passeios. Outra orientação é referente aos moradores que têm bromélias em casa: “essas plantas acumulam água, o morador deve verificar a planta duas vezes por semana e retirar a água parada”, explica.

Atualmente, o município tem 145 armadilhas e 48 pontos estratégicos distribuídas em vários pontos, entre eles borracharias, cemitérios, floriculturas, materiais de construção. As armadilhas são visitadas a cada sete dias e os pontos estratégicos de quinze em quinze. No caso de detecção, o material é recolhido e levado ao laboratório para análise.
O último foco do mosquito transmissor da dengue foi encontrado, em Laguna, em agosto de 2011.

Mais informações, denúncias ou reclamações entre em contato no telefone 3644-1315, ramal 208.

Dicas para combater o mosquito da dengue:

– Verificar qualquer recipiente ou depósito que possa acumular ou que tenha água e que esteja destampado em sua casa, em seu quintal ou no seu local de trabalho
– Coloque no lixo garrafas descartáveis, plásticos e outros objetos que possam juntar água;
– Tampe caixas, poços, tambores e potes de água;
– Coloque areia grossa nos pratos dos vasos de plantas;
– Guarde as garrafas viradas de boca para baixo e em local coberto;
– Limpe bem as calhas e bebedouros de animais;
– Observe no seu bairro se há terrenos com latas, pneus e recipientes plásticos e avise à prefeitura;
– Nunca jogue lixo em terrenos baldios.