Trânsito

Motoristas cruzam os braços para protestar contra a falta vagas

Foto: Jornal Notisul

Foto: Jornal Notisul

Um, dois, três… pouco a pouco as vans que transportam os pacientes dos municípios da Amurel chegam em frente ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O trânsito na rua Vidal Ramos é complicado. Conforme reportagem do jornal Notisul, em média, 19 veículos por dia se descolam com enfermos de outras cidades da região. E surge um problema: a falta de estacionamento para estas conduções. “Há dois anos reivindicamos vagas para carros e utilitários. Fomos à prefeitura, conversamos com a direção do hospital e nada. Não querem nos ajudar”, reclama o motorista imbitubense Joel Custódio.
 
Fernando João José, de Santa Rosa da Lima, é outro condutor que reivindica locais adequados para deixar as vans. “Tem gente que estaciona o carro o dia inteiro em frente ao hospital porque tem parente internado. Ainda, por cima, não tem local para embarque e desembarque de cadeirantes e acamados. Se colocarmos na vaga das ambulâncias, por exemplo, somos multados”, explica Fernando.
 
Para outro motorista de Imbituba, Ademir Nascimento, não existe um consenso entre prefeitura e hospital. “Um joga para o outro este problema. Se nada for feito tomaremos uma atitude drástica. Vamos parar o trânsito, trancar a rua inteira e enfileirar as vans para protestar”, ameaça Ademir. 
 
O secretário de segurança e patrimônio da prefeitura de Tubarão, Claudemir da Rosa, está ciente do problema e acredita que, em breve, será solucionado. “Estamos à espera das placas que indicarão o local para estacionar os veículos (vans) de outras cidades. Fizemos um projeto e logo colocaremos em prática. Não terá vagas para todos, mas amenizará esta dificuldade”, garante Claudemir.
 
Segundo a diretoria do HNSC, já foram cedidos alguns espaços para a prefeitura, que ficou de dar uma posição oficial sobre o assunto.