Trânsito

Motoristas de aplicativo poderão inscrever-se como microempreendedor

A Lei 13.640, do ano passado, que regulamentou a profissão, servirá como base para os estudos.

Divulgação

O Ministério da Economia confirmou hoje (3) que estuda um decreto para regulamentar a exigência de inscrição de motoristas de aplicativos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Lei 13.640, do ano passado, que regulamentou a profissão, servirá como base para os estudos.

A pasta pretende abrir a possibilidade de que o motorista autônomo se inscreva como microempreendedor individual (MEI), que paga alíquota menor, de 5% do salário mínimo. Nesse caso, ele receberá um benefício menor, limitado a um salário mínimo, desde que contribua por pelo menos 15 anos e tenha idade mínima de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens).

O motorista de aplicativo também pode escolher pagar alíquotas de 20% sobre o faturamento como contribuinte individual. Nesse caso, o profissional autônomo terá direito a um benefício maior que o salário mínimo.

Nas duas situações, o motorista não receberá apenas a aposentadoria, mas terá direito a outros benefícios, como auxílio-doença, licença maternidade (para motoristas mulheres), aposentadoria por invalidez e auxílio-reclusão. Apenas o seguro-desemprego está fora da lista porque o trabalhador contribuirá como autônomo, não como funcionário de uma empresa.

Notícias Relacionadas

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas

As fotos inscritas no concurso “Turismo na Escola” poderão ser votadas até o dia 9 de agosto

Ao longo das aulas, os jovens participaram de um concurso fotográfico, onde inscreveram 51 fotografias. Agora, o concurso está em fase de votação popular.

Taxa da coleta de lixo: boletos entregues poderão ser pagos sem encargos adicionais

Com prazo prorrogado para o dia 20 de dezembro, os munícipes podem utilizar o mesmo boleto com o vencimento anterior para pagamento

Acusados do latrocínio de motorista de aplicativo em Içara têm prisão convertida em preventiva

A decisão é do juízo da 2ª Vara da comarca de Içara.