Geral

Movimentação portuária cresce em Santa Catarina e alcança melhor resultado da história

Com o bom resultado, Santa Catarina passou a representar 5,4% da movimentação portuária nacional no semestre, primeira vez acima de 5%

Divulgação

Com mais de 31,9 milhões de toneladas movimentadas no primeiro semestre, Santa Catarina alcançou o melhor resultado da história, 34,5% a mais do que no ano passado, quando bateu o recorde até então. O crescimento é mais do que três vezes acima do nacional, de 9,4%. Os números são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados nesta quarta-feira, 11.

Na avaliação do governador Carlos Moisés, o recorde já era esperado, uma vez que os portos catarinenses têm aumentado a movimentação de forma consistente desde 2019. “Este é mais um indicativo de como Santa Catarina melhora e está desenvolvendo muito acima da média nacional. Nosso papel nesse contexto é manter um ambiente competitivo e investir em infraestrutura. O crescimento também reforça a importância de melhorar as nossas rodovias federais, estaduais e municipais. O Governo do Estado está investindo pesado para isso”, assegura.

Divulgação / Secom

Divulgação / Secom

Crescimento em todos os aspectos

O crescimento catarinense ocorreu em todos os tipos de carga. A maior alta partiu dos granéis líquidos e gasosos, com 92,9%, chegando a quase 8,4 milhões de toneladas, mas as cargas em contêineres continuam dominando a movimentação nos portos catarinenses, com cerca de 16,8 milhões de toneladas no primeiro semestre – um crescimento de 22,9% em relação a 2020. Quanto ao tipo de navegação, houve melhora nos números tanto nos transportes de longo curso (alta de 24,6%, chegando a 21,2 milhões de toneladas) quanto de cabotagem (aumento de 58%, com 10,5 milhões de toneladas).

Com o bom resultado, Santa Catarina passou a representar 5,4% da movimentação portuária nacional no semestre, primeira vez acima de 5%.

Notícias Relacionadas

São Ludgero vacina contra Covid-19 adolescentes com 13 anos

Acontece na Sala de Vacinas, localizada na ESF Margem Esquerda.

Mulheres Artesãs da Coopercocal retomam atividades presenciais

As atividades iniciaram na última semana, com capacidade reduzida, seguindo todos os protocolos de segurança.

CRAS de Orleans é invadido e tem TV, notebook, celular e caixas de som furtados

Quando chegou para trabalhar no local, servidora constatou que a janela estava aberta e que havia uma cadeira próxima a ela.

Coronavírus em SC: 70% das cidades não registram mortes por Covid em setembro

Das 295 cidades catarinenses, 204 não registraram óbitos no mês de setembro.