Saúde

Movimento intenso no primeiro dia de vacinação contra a BCG em Criciúma

Mais de 30 atendimentos foram registrados só nas primeiras horas da manhã

A Unidade Básica de Saúde do Centro registrou movimento intenso na manhã dessa quinta-feira (16). As doses da vacina Bacillus Calmette-Guérin – BCG, que chegaram ontem no posto de atendimento, estão sendo aplicadas em recém-nascidos e crianças de até 4 anos 11 meses e 29 dias. Um lote de vacinas chegou ontem em Criciúma, pela ausência de distribuição do Ministério da Saúde, a vacina estava em falta há mais de 40 dias.  

A técnica de enfermagem da equipe de imunização, Débora Ribeiro, recomenda que os pais ou responsáveis tragam a carteira de vacinação. “Além da BCG, verificamos se a criança está ou não em atraso com outras vacinas. O calendário de vacinas precisa estar em dia, é a prevenção de saúde”, destaca Débora.

Estavam na lista de espera da vacina 369 crianças. A unidade de saúde está contatando essas famílias para avisar que as doses já estão disponíveis. Crianças que não constam na agenda são atendidas por ordem de chegada.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que os pais ou responsáveis pelas crianças que ainda não receberam a dose da BCG evitem aglomerações, já que a doença se propaga pelo ar ou através de gotículas de saliva.

A pequena Thalia Severo, de apenas oito dias, recebeu a sua vacina da BCG e já está protegida contra a tuberculose, doença que causa falta de apetite, fraqueza, entre outros sintomas. A mãe, Elaine Severo, ficou aliviada com a aplicação da vacina. “Eu procuro estar em dia com a saúde dela. Assim que soube que a vacina chegou fiz questão de trazer ela aqui na unidade já no primeiro dia”, afirma Severo.

O posto de atendimento funciona das 7h30mn até às 16h45min, sem fechar ao meio dia. Devem ser vacinadas todas as crianças que tenham entre 0 e 4 anos, 11 meses e 29 dias. O número para contato é (48) 3445-8749.

Colaboração: Susane Meireles / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

[soliloquy id=”120353″]