Geral

Mudança de carreira combina com o fim do ano? “Talvez o momento não seja ideal”, diz orientadora

Para Ingrid, o problema em tomar uma decisão importante como essa em pouco tempo, justamente nos últimos meses do ano

Divulgação

Com a chegada do fim do ano, é comum que as pessoas comecem a preparar a lista de metas e objetivos do ano seguinte. Muitas vezes, uma mudança profissional está incluída nessas metas. Possíveis transições devem ser muito bem pensadas e planejadas, antes de acontecer, alerta a orientadora profissional Ingrid Martins.

Para Ingrid, o problema em tomar uma decisão importante como essa em pouco tempo, justamente nos últimos meses do ano, está ligada ao fato de que geralmente quando o ano está prestes a terminar, os profissionais já estão cansados da sobrecarga de trabalho. “De certa forma, nesse período estamos exaustos e estressados por conta do dia a dia. Isso pode ser confundido, porque às vezes o problema não é a profissão e sim o lugar que estou ocupando”, avalia.

Isso não quer dizer, no entanto, que está proibido mudar de carreira no período de virada do ano. “Uma mudança como essa pode acontecer a qualquer momento da vida. Eu não aconselho que aconteça agora, a menos que ela esteja sendo planejada e organizada há tempo suficiente para que a escolha seja certeira”, explica.

O cansaço ao longo deste período é normal, e por isso nenhuma decisão deve ser tomada de forma precipitada. A orientadora ressalta que aqueles que têm pensado em uma transformação como essa, devem fazer um planejamento, observando os novos desejos profissionais e avaliando se existem habilidades a serem desenvolvidas antes da mudança.

Mas o que fazer quando o desejo de mudança chega de repente?

A profissional explica que existe um esgotamento natural que chega aos trabalhadores neste período. É aí que começa a vontade de resolver, de uma só vez, diversos problemas acumulados ao longo de 365 dias. Segundo Ingrid, se a pessoa já buscou cursos, desenvolveu habilidades e planejou a mudança, essa mudança pode acontecer sem problemas na virada do ano.

Se este não for o caso, o mais recomendado para este momento é buscar um período de descanso, buscar ajuda para definir onde se deseja chegar e planejar com cautela os passos da mudança.

Notícias Relacionadas

Ex-prefeito de Criciúma é preso após perseguição policial

Márcio Burigo, posteriormente identificado, desobedeceu a ordem legal dos policiais e se evadiu por cerca de dois quilômetros

Filezão: diversos celulares são furtados durante o evento; organizador é notificado por conta da aglomeração

O evento reuniu milhares de pessoas.

Rayssa Leal e Lucas Rabelo são os campeões da etapa de Criciúma do STU National

Maranhense e cearense largam na frente no circuito brasileiro 2022, iniciando o ano como terminaram 2021: com título

Três mulheres ficam feridas em acidente no centro de Cocal do Sul

O acidente aconteceu na rua Edson Gaidzinski