Geral

Mudanças no carnaval de Laguna são apresentadas

Principal alteração é no trajeto que passará a ser pela orla, na avenida Beira-Mar

Dúvidas e esclarecimentos sobre as mudanças do carnaval 2013 foram a pauta da reunião entre representantes da prefeitura e moradores e veranistas da região do Mar Grosso. O encontro foi realizado no hotel Flipper.

A principal mudança será no trajeto. Antes, o cenário era as avenidas Senador Galotti e João Pinho, e agora passará a ser a avenida Beira-Mar. O desfile de trios começa na sexta-feira, dia 8. O primeiro a passar pela avenida será o Bloco Skentai, a partir da meia-noite.

Segundo o Diário do Sul, os blocos Skentai, Rosa e Pangaré terão sua concentração na praça Francisco Pinho (Praia do Iró/entrada do Mar Grosso). No final da avenida Beira-Mar será erguido o palco de shows. Antes, o folião passará pelo circuito do trio, camarotes e o bolsão do carro de som. Quatro torres de som serão fixadas neste espaço para a alegria dos foliões. Bares padronizados serão erguidos ao longo da avenida. O único bloco que não fará este novo trajeto é o da Pracinha, que continuará entre a da Praça Souza França, passando pela avenida Getúlio Vargas, Monumento do Trabalhador, entrando na rua São Joaquim (dos Molhes) e seguindo até a praça Francinho Pinho, no Iró.

Na Praça do Vila estarão concentrados os responsáveis pela segurança e saúde. No entorno da praça será efetuada a delegacia móvel, Polícia Militar, Conselho Tutelar e outros. A segurança também será reforçada; 300 vigilantes serão contratados, além da Polícia Militar. Os banheiros químicos também serão em maior número: 250. Outro ponto que mudará será a fiscalização, que atuará 24h e será conjunta entre vigilância sanitária, fiscais de obras, serviços públicos e tributos.

Bolsão de som automotivo terá um cadastro prévio

A participação dos veículos no bolsão automotivo do carnaval de Laguna está restrita aos carros previamente cadastrados. O bolsão faz parte do Circuito da Alegre, que neste ano será na orla do Mar Grosso. Em outros espaços, o som automotivo está proibido.

Para os foliões da região, as inscrições serão presenciais, no Nereu Som, do dia 22 a 25, a partir das 13h. No dia 26, será das 8h às 13. A empresa fica na rua Coronel Martins, 508, no bairro Progresso. Para fazer o cadastro é necessário apresentar cópia da carteira de motorista e do documento do veículo. Não será autorizado carro de terceiros. O adesivo de autorização para entrar no bolsão de carro de som será entregue nos dias da folia, na secretaria de Turismo (ao lado da Fonte da Carioca).

Os foliões de outras regiões deverão fazer o cadastro por e-mail, também no mesmo período: do dia 22 a 26. Para isso, será necessário enviar os documentos digitalizados para o e-mail [email protected] e ainda nome, telefone, data de nascimento, endereço, cidade, RG, CPF, número da carteira de motorista, placa do veículo, modelo, ano e cor. A inscrição pode ser para todos os dias do carnaval ou para datas específicas. A retirada do adesivo será feita nos respectivos dias de festa e será um modelo diferenciado para cada dia de evento. Para a retirada do adesivo, é necessário apresentar os documentos originais.