Recentemente, Tigre foi bicampeão seguido do Catarinão
Foto: Celso da Luz
O Campeonato Catarinense 2026 terá um formato totalmente reformulado. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) definiu nesta segunda-feira (13) as novas diretrizes da competição, que contará com 12 equipes divididas em duas chaves de seis. A principal mudança está na base e no topo da tabela: três clubes serão rebaixados ao fim do estadual.
Segundo o Sulinfoco apurou em Balneário Camboriú, na primeira fase, os times de um grupo enfrentarão apenas os adversários da outra chave, totalizando seis jogos. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, disputadas em ida e volta, assim como as semifinais e a final.
A CBF deu aval para a inclusão de uma 12ª data no calendário, garantindo que todas as fases eliminatórias sejam em dois confrontos. Em caso de empate em pontos e saldo de gols nos duelos do mata-mata, a decisão seguirá sendo nos pênaltis, sem vantagem para nenhuma equipe.
O novo modelo promete um estadual mais equilibrado e intenso, com maior número de decisões e uma briga acirrada tanto pela taça quanto contra o rebaixamento.