Segurança

Mulher pega no sono e acorda com cobra sobre o pé em SC

Cobra já havia visitado a moradora há um mês; desta vez, foi localizada dentro do banheiro

Divulgação

Uma mulher de 30 anos pegou no sono enquanto estava na sala de estar de sua casa, em Jaraguá do Sul, e foi acordada no susto com uma cobra subindo no pé durante a madrugada de segunda-feira (22). A serpente, uma falsa-coral de 20 centímetros, já estava dentro do sofá quando foi resgatada pelos bombeiros.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, que foi acionado para a ocorrência, a mesma cobra já havia visitado a moradora do bairro Estrada Nova há cerca de um mês, enquanto ela tomava banho.

Na ocasião, no entanto, segundo o socorrista Leandro Batista, os bombeiros também estiveram no local, mas a serpente não foi encontrada.

– Nós a orientamos a nos chamar novamente quando a coral fosse localizada. E foi o que aconteceu. Quando cheguei na casa, ela já estava dentro do sofá retrátil – relata.

A mulher estava acompanhada do marido na sala de casa, mas, apesar do susto, segundo Batista, a falsa-coral é inofensiva e não possui peçonha. Além disso, não mordeu a mulher.

Após ser resgatada, a serpente foi encaminhada para a Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), onde foi avaliada por biólogos e, posteriormente, devolvida à natureza.

O que fazer em caso de picada?

– Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, da Fujama, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

– Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;

– O local da picada deve ser lavado com água e sabão;

– A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;

– É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível), pois isso facilitará a escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar

– Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);

– Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;

– Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.

– Moradores de Jaraguá do Sul podem ter atendimento na Fujama pelo telefone (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

Com informações  do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado