Geral

Mulheres denunciam estética de Içara por maus procedimentos

Vítimas usaram as redes sociais para mostrar problemas causados na clínica. Empresa foi fechada ontem por falta de alvará

Foto: Nilton Alves

Várias mulheres da região estão usando suas redes sociais para relatar sobre a ineficácia e problemas em tratamentos estéticos realizados em uma clínica de Içara. Desde a aplicação de botox até a micropigmentação são alguns dos serviços que as clientes da estética apontaram falhas no atendimento da esteticista. A empresa estava funcionando sem licença (alvará) e, por esse motivo, a Vigilância Sanitária de Içara fechou o estabelecimento na tarde de ontem.

Uma moradora de Criciúma, de 41 anos, foi uma das pessoas que relataram na internet os problemas nos procedimentos realizados nesta clínica que fica situada na Rua São Donato, no Centro da cidade. Ela conta que, a responsável pelos procedimentos, fez BBglow, onde realizou micropigmentação na pele para o tratamento de melasma. “Além da minha pele não ter a melhora esperada, as manchas aumentaram ainda mais”, comenta a vítima.

A mulher explica que tentou várias vezes rever os custos gastos, mas, a empresária sempre buscava contornar a situação. “Gastei mais de R$ 4 mil com ela e agora estou gastando muito mais com dermatologistas para resolverem a questão da minha pele. Com isso, já foram mais de R$ 12 mil para reparar os danos”, desabafa.

Outra jovem de Criciúma também relatou na sua conta de instagram que passou pelo mesmo procedimento facial e não conquistou nenhum resultado e quando tentou reaver o dinheiro investido no tratamento encontrou barreiras por parte da dona do estabelecimento. “Ela foi super grosseira comigo, disse que iria registrar um BO e me processar por falar mal dela nas redes”, completa a moça.

BBGlow: É uma técnica coreana que tem ativos vegetais que são introduzidos na pele estimulando o clareamento, a produção de colágeno e deixando a pele com mais viço. Os benefícios deixam a pele parecendo que está com base permanente, já que o efeito deixa o tom do rosto bem uniforme e pode ser feito em todas as idades.

Melasma: é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens.

Ainda não foram registrados boletins de ocorrência

“Ainda não fomos procurados para o registro. Só o que sabemos é que o local foi fechado por falta de alvará pela Vigilância Sanitária”, explica Rafael Iasco, delegado de Içara.

A dona da empresa estética foi  localizada, mas, a mesma pediu para falarmos com seu advogado. “Recém estou começando a me inteirar do assunto, não tenho o que falar neste momento”, diz o advogado da empresária, Idelfonso Leal de Souza. De acordo com as vítimas, pelo menos mais de dez mulheres relataram problemas com procedimentos realizados na clínica.

Uso de produtos inadequados em procedimentos faciais traz risco à saúde, alerta médica especialista

Uma pesquisa realizada no Brasil apontou que a procura por procedimentos estéticos cresceu 58% durante a pandemia. Com este aumento, no entanto, um alerta foi aceso: a importância da utilização de produtos regulamentados e a aplicação por profissionais devidamente capacitados e especializados nas técnicas. Isso porque, de acordo com a médica especialista em procedimentos faciais Carol Berger, o uso de materiais impróprios oferece riscos à vida dos pacientes.

Ela lembra que todos os produtos de uso injetável utilizados no país precisam passar por um processo de regulamentação realizado pela Anvisa, que avalia rigorosamente a procedência, os componentes da fórmula e verifica os estudos clínicos de eficácia e segurança. “Usar uma substância que não tem comprovação de segurança pode ser muito perigoso. Os injetáveis não regulamentados, como esta toxina botulínica, por exemplo, oferece risco de complicações locais, como necrose, infecção e até reações sistêmicas graves como alergia, anafilaxia e sepse, também conhecida como infecção generalizada”, explica.

Com informações do TNSUL

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Orleans lança Limpa Fila e deve fazer mais de 3 mil procedimentos até dezembro

Programa foi lançado pelo secretário de Saúde de Orleans, Fernando de Fáveri nesta quarta-feira (30). Programa deve acelerar consultas, exames e pequenas cirurgias no município.

Renascer Clínica de Nutrição e Estética: o lugar ideal para quem busca saúde e beleza, em Lauro Müller

La Santé – Estética & Emagrecimento inaugura com atendimentos personalizados em Orleans

A clínica está localizada no 1° andar do Edifício do Pró-Saúde. Entre os procedimentos em estética corporal e facial, destacam-se os peelings, preenchimentos, botox e intradermoterapia.

Saúde atualiza novamente procedimentos para aborto no SUS

Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União