Geral

Multidão acompanha festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira em Araranguá

O dia 4 de maio tem um significado especial para os devotos de Nossa Senhora Mãe dos Homens. A data, festejada neste sábado, reuniu milhares deles em torno das comemorações em honra a padroeira de Araranguá.

O dia iniciou com a alvorada festiva, seguida pela missa dos romeiros e missa solene presidida pelo Bispo da Diocese de Tubarão, Dom João Francisco Salm. Logo após foi realizado um almoço festivo no salão paroquial.

Antes disso, uma multidão acompanhou a tradicional procissão da imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens pelas ruas do Centro da cidade. Exatamente às 15h os sinos anunciavam o início de mais uma procissão, da mais antiga paróquia da diocese de Criciúma, que este ano comemorou 165 anos de evangelização. Durante o percurso, cidadãos acenavam das janelas de suas casas e apartamentos saudando a passagem da padroeira.

Segundo o Padre Eder Carminatti, nesses dois dias Araranguá respirou um clima de festa, um ar de santidade. Sobre a procissão o padre explicou: “Estamos caminhando porque somos uma igreja peregrina e sabemos para onde vamos”.

Para o pároco Padre Antônio Madeira, é um momento de gratidão. “Este amor que vimos à Maria nos traz muita alegria, encontramos romeiros de várias cidades da região e de fora do estado,  todos concentrados na fé por Nossa Senhora”.

Pedidos e agradecimentos

Entre os romeiros de Araranguá e região estava a menina Greici Maria Viana, completou 12 anos no mesmo dia da festa da padroeira. Ela veio de Criciúma participar da procissão vestida de Nossa Senhora. Ao lado da mãe, Tomasia Nazário, a jovem agradecia a cura de uma doença grave. “Ano passado não participamos da festa porque a Greici estava no hospital e hoje viemos agradecer a cura que chegou graças à fé em Nossa Senhora Mãe dos Homens”, contou a mãe.

Moradora do bairro Polícia Rodoviária, Márcia Regina P. Custódio veio vestida de branco para pagar uma promessa.  Ela lembrou que quando criança já se vestiu de anjo para agradecer uma graça alcançada pela sua mãe, e agora ela retornou para agradecer a cura de uma doença. “Sou muito devota e sempre participo da festa”, afirmou Márcia.

O deputado estadual Manoel Mota também acompanhou da procissão. Ele contou que nunca deixou de participar e sua fé em Nossa Senhora Mãe dos Homens é grande. “Estou vivo por causa dela. Quando eu tinha 6 anos fui desenganado pelos médicos e ela me salvou”, reforçou.

Chuva de pétalas

O ponto alto foi a chegada da imagem da Santa após a procissão. De um helicóptero caiu uma chuva de pétalas de rosas que emocionou a todos os presentes. Ao som dos sinos e aplausos dos milhares de devotos, a padroeira de Araranguá retornou à praça da igreja matriz para a última missa do dia, desta vez presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma Dom  Jacinto Inácio Flach, que, pela primeira vez, celebrou uma missa na festa da padroeira de Araranguá. O dia encerrou após o show com Antônio Cardoso.

Colaboração: Itaionara Recco

[soliloquy id=”26414″]