Geral

Multidão assiste encenação da Paixão de Cristo, em Orleans

A encenação da Paixão de Cristo, do Grupo Teatral Arte & Resgate, emocionou uma multidão em Orleans nesta Sexta-Feira Santa, no dia 3 de abril. A apresentação ao vivo iniciou às 19 horas e durou uma hora e meia. As ruas de Orleans foram usadas como cenário. A encenação partiu do Centro de Eventos Galliano Zomer, seguiu na réplica da primeira Igreja Matriz de Orleans, partiu em direção ao Centro da cidade e finalizou na Igreja Matriz.

A peça é apresentada há quatro anos em Lauro Müller, cidade onde foi criado o grupo de teatro, mas é a primeira vez que é realizada na cidade das colinas. A Polícia Militar não fez um levantamento de público, mas, de acordo com o soldado Joelson Firmiano, relatos sugerem aproximadamente duas mil pessoas.

Conforme a diretora do Grupo Arte & Resgate, Luciana Paz Martins, o evento superou as expectativas. “Foi muito gratificante, eu não imaginava que reuniria tantas pessoas. Planejamos tudo com muito carinho e esperamos que o teatro tenha tocado a todos”, afirmou.

A coordenadora do Grupo de Idosos Alegria de Viver, Zuleide Orbem, fez questão de abraçar e parabenizar os atores ao fim da apresentação. “Foi muito bonito e emocionante, apesar de ser triste. É algo que deve ser feito todo ano, algo que deve ser mostrado a toda a população”.

O ator Rodrigo Donato Velho encenou o soldado real pela primeira vez. “Apesar de termos ensaiado muito, sempre improvisamos na hora. Mesmo a história sendo conhecida, é muito interessante observar a reação das pessoas, que se surpreendem”, declarou.

O ator Jander Costa Custódio, que interpretou o carrasco, foi um dos mais elogiados pelos espectadores. “Eu já participava da peça com outro papel, mas passei interpretar o carrasco porque falaram que eu era muito bravo”, brincou.

Everton Domingos, por sua vez, foi quem vivenciou Jesus Cristo. “A intenção é que nós toquemos as pessoas com a encenação, mas quando percebemos suas reações, são elas que nos emocionam. É inexplicável essa troca de energia”.

De acordo com a coordenadora do grupo, a apresentação contou a trajetória de Jesus Cristo. “Foi encenada a traição de Judas, a condenação e a morte de Jesus Cristo. Às 20h de sábado, dia 4, apresentaremos a ressurreição na Igreja Matriz. Iniciamos na Sexta-Feira Santa e encerramos no Sábado de Aleluia, com atuação e sonorização ao vivo”.

Noventa e três atores participaram da encenação. Setenta pertencem ao Grupo Arte & Resgate, de Lauro Müller. Além deles, participaram 23 orleanenses do Grupo de Jovens Renovados em Cristo da Paróquia Santa Otilia. Já a peça do Sábado de Aleluia, com duração de 20 minutos, contará com a atuação de 60 jovens, tanto de Lauro Müller quanto de Orleans.

[soliloquy id=”118148″]