Poder Executivo

Municípios da Amrec no Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

Foto: Antonio Rozeng / Comunicação Amrec

Aproximadamente 250 pessoas participaram do VIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, na última semana, em Bombinhas. O evento contou com a participação de oito municípios da região da Amrec, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural.

O objetivo foi proporcionar a integração das regiões catarinenses e promover o debate das políticas públicas do setor, com a ampliação do diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as Prefeituras e o Governo do Estado.

Para o presidente do colegiado de Cultura e Turismo da Amrec e diretor de Cultura de Cocal do Sul, Juarez Fogaça, a participação da região na Fórum Catarinense de Gestores Municipais, foi de muita importância para evidenciar o envolvimento.

“Isso mostra o amor nas ações culturais desenvolvidos em nossos Municípios. Não importa o tamanho do município, você pode e deve fazer a Cultura acontecer. Um município sem cultura é um município sem alma”, comentou Juarez. Segundo ele, os três dias de evento serviram para que os Gestores voltassem para casa muito mais entusiasmado. “Voltamos com o compromisso inovar, atuar e fortalecer a Cultura em todos os 12 municípios pertencente a Amrec”, declarou.

O próximo evento está marcado para Garopaba, em 2019.

Foto: Antonio Rozeng / Comunicação Amrec

Cultura, Planejamento e Gestão

A professora doutora, Yolanda Flores e Silva, abriu o Fórum falando sobre a importância da cultura na gestão pública e na vida das pessoas. A análise da palestrante reforça que a cultura não se baseia apenas no foco patrimonial. “Não, a cultura envolve pessoas e ela está em todos os segmentos da sociedade, a cultura está em tudo”, comenta ela pontuando de que não se deve ter uma ideia de que outras áreas, como a saúde ou a educação, estão fora da cultura.

Essa complexidade e abrangência mostra o quanto é preciso planejar a política de cultura na gestão municipal, esse foi o assunto da segunda palestra do dia, proferida pelo professor Jorge Brau Neto. “A gestão da cultura na administração pública é um desafio que envolve planejar, organizar, inteirar e controlar de forma adequada, eficaz e efetiva e os recursos públicos e a coisa pública como um todo”, explicou.

Durante o evento, foi lançado o Circuito Estadual de Cinema Infantil. Houve a distribuição do kit contendo um DVD e cartazes do Circuito e com este material em mãos, os gestores culturais poderão realizar sessões de cinema nas suas cidades.

Colaboração: Antonio Rozeng / Comunicação Amrec

Foto: Antonio Rozeng / Comunicação Amrec

Notícias Relacionadas

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

I Feira do Livro é oficialmente aberta em Orleans

Programação Cultural contempla um mês repleto de atrações para comemorar aniversário de Orleans

Celebrações ocorrem durante o mês de agosto e se estendem até o dia 7 de setembro, valorizando as potencialidades culturais e turísticas da cidade.