Geral

Municípios da região recebem novas ambulâncias do Samu

Criciúma, Lauro Müller, Tubarão, Laguna e Braço do Norte, foram os municípios contemplados no Sul

Foto: James Tavares

Foto: James Tavares

O governador Raimundo Colombo entregou nesta terça-feira (7), 30 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os recursos, de R$ 3,8 milhões, são do Governo do Estado e permitirão recompor a frota com 22 Unidades de Suporte Básico (USB) e oito Unidades de Suporte Avançado (USA). A entrega ocorreu às 10h30min, em frente ao Centro Administrativo do Governo, em Florianópolis.

Receberam as Unidades de Suporte Básico os municípios de Lauro Müller, Criciúma, Laguna, Braço do Norte, Lages, Campo Belo do Sul, Otacílio Costa, Bocaína do Sul, São José do Cerrito, Tijucas, Blumenau, Rio do Sul, Ituporanga, Ibirama, Taió, Pomerode, Timbó, Chapecó, Maravilha, Ponte Serrada, Quilombo e Balneário Camboriú.

Já as oito Unidades de Suporte Avançado foram destinadas para Criciúma, Lages, Blumenau, Florianópolis, Joinville, Tubarão, Joaçaba e Caçador.

Estrutura

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência conta, hoje, com uma central de regulação em Joaçaba e centrais integradas em Balneário Camboriú, Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Lages e Joinville.

Atualmente, o Samu trabalha com uma frota de 22 Unidades de Suporte Avançado (USA), 101 Unidades de Suporte Básico (USB), quatro Veículos de Intervenção Rápida (VIR) e dois helicópteros, mantendo parcerias com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal, com uma média de 23 mil atendimentos mensais. Desde a sua implantação no território catarinense, o Samu já prestou mais de 1,4 milhão de atendimentos.

Desde o dia 1 de agosto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina passou a ser gerenciado pela Organização Social (OS) Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina – SPDM.

Com o novo modelo de gestão, o quadro de funcionários teve um acréscimo de 400 profissionais.