Geral

Municípios da região Sul engajados no movimento Tabela SUS, Reajuste Já

A Câmara de Vereadores de Criciúma reuniu na tarde de ontem (14) os representantes dos Legislativos da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O objetivo foi unir forças e obter um maior engajamento na busca de assinaturas para o abaixo-assinado elaborado em conjunto por dezenas de entidades suprapartidárias com o propósito de mudar a lei que determina o investimento do Governo Federal na área da Saúde, e faz parte do Movimento Tabela SUS,  Reajuste Já. O encontro ocorreu no Plenarinho.

“Há 16 anos que a tabela não é reajustada. Houve um movimento em diversos estados e acredito que vai ser ainda maior. Faltam, apenas, 260 mil para atingir a meta de 1,5 milhão de assinaturas no país”, disse o secretário da Frente Parlamentar da Saúde Catarinense, Altamiro Bitencourt, durante o encontro de hoje à tarde.

O vereador Dr. Mello (PT), que representou a classe médica, destacou que os profissionais da área vão participar ativamente da mobilização. “Como médico sanitarista, este engajamento será muito importante para a saúde pública”, enfatizou.

O presidente da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), Edson Luiz do Nascimento, também se mostrou disposto e disse que vai reunir os presidentes dos bairros para que seja iniciada uma mobilização em todas as localidades.

O presidente da Casa, Itamar da Silva (PSDB), lembrou da grande ação que se iniciará na próxima segunda-feira (20/5) e se estenderá até sábado (25/5). “Vamos fazer ações em diversos bairros, como Santa Luzia, Quarta Linha, Próspera, Centro e Rio Maina no sábado (25/5) com a participação dos médicos”, salientou.

A intenção é ainda unir as universidades, escolas, postos de saúde, conselhos locais de saúde, na ação, que contará com a participação das cidades vizinhas. “Queremos arrecadar em torno de 20 mil assinaturas em toda a região”, acrescentou o presidente, Itamar da Silva, lembrando do grande engajamento dos vereadores que colheram mais de 3,2 mil assinaturas nos meses de março e abril, em eventos realizados em parceria com diversas entidades, entre elas o Hospital São José.

“Convidamos todos os municípios para engajarem conosco. O importante é que a população saia de casa com o número do título em mãos. A imprensa também está fazendo um papel fundamental na divulgação desta grande mobilização”, complementou o presidente Itamar.

Sugestões levantas durante encontro

O representante do deputado José Milton Scheffer (PP), que é presidente da Frente Parlamentar em defesa da Saúde Catarinense, Marcelo Lodetti Fabris, também esteve presente e salientou que o gabinete do deputado está à disposição. “A meta no Estado era colher 50 mil assinaturas e conseguimos, na última contagem realizada, atingir 70 mil. Queremos conquistar muito mais. Com apoio de todos vamos conseguir”, disse, acrescentando que muitas mobilizações foram realizadas e que dia 25 o deputado estará em Criciúma.

Outras sugestões também foram explanadas pelos vereadores do Legislativo Criciumense, como ir até o Sindicato do Vestuário, usar sistema de som dos terminais e dos Supermercados. O sistema de som dos caminhões de gás também entraram como sugestão.

A secretária do Sistema da saúde, Geovânia de Sá, também esteve presente e destacou a importância também das igrejas. “Além da saúde estar engajada, vamos também envolver a educação e começar esta campanha “Saia com seu título na mão”, falou. Todos os representantes das Câmaras de Vereadores presentes se mostraram unidos e não vão medir esforços para colher o máximo de assinaturas em suas cidades.

“Vamos passar as informações para cada vereador e vamos nos unir”, destacou a presidente do Legislativo de Lauro Müller, Eloiza Ramos Gasola. “Em Urussanga vamos nas empresas para buscar mais assinaturas, além de outras ações”, destacou o representante daquele município. “A saúde está na UTI e precisamos unir forças para mudar este quadro”, comentou o representante de outro município. Içara, Balneário  Rincão, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, também se fizeram presentes.

O intuito é colher assinaturas para serem levadas ao Governo Federal. O abaixo-assinado do Projeto de Lei de iniciativa popular tem o intuito de assegurar o repasse integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 janeiro de 2012.

As assinaturas colhidas serão entregues aos deputado José Milton Scheffer dia 30 de maio, às 14 horas, no Legislativo de Criciúma. Quem tiver interesse também poderá buscar o abaixo-assinado no Legislativo Criciumense, das 13 às 19 horas.

O poder do título

Além de conceder ao cidadão o direito de escolher seus representantes no executivo e no legislativo, o título permite propor projetos de Lei de iniciativa popular no Congresso Nacional. No entanto para poder tramitar é necessário o recolhimento de 1,5 milhão de assinaturas de eleitores. A próxima contagem será realizada em 13 de julho.

Daniela Savi/Imprensa Câmara de Vereadores de Criciúma

[soliloquy id=”27434″]