Geral

Municípios elegem as prioridades para Conferência Estadual do Meio Ambiente

Durante o dia de ontem, terça-feira, 30, foi realizada a 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente – Resíduos Sólidos, no auditório do CETTAL, na UNISUL, em Tubarão.

Representantes dos 21 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica 9, de abrangência das Secretarias Regionais de Tubarão, Laguna e Braço do Norte participaram do evento, que contou com a presença de 152 participantes inscritos na Conferência. Forma eleitos 16 delegados e propostas nos eixos de produção e consumos sustentáveis, redução de impactos ambientais, geração de emprego, trabalho e renda e educação ambiental.

Durante todo o dia, palestras e discussões deram a tônica da Conferência Regional, etapa preparatória para a Conferência Estadual, que ocorrerá no mês de setembro, em Florianópolis.
“Esta Conferência do Meio Ambiente promove uma discussão exemplar quanto à destinação do lixo que produzimos. Temos que criar mais políticas públicas para orientar a população, empresários, a todos, com decisões sensatas para termos a coragem e vontade de fazer um mundo melhor”, destaca o secretário regional.

Os participantes puderam acompanhar a palestra de: Alexandre Soratto, Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento mestre em Engenharia de Produção e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui especialização em Metrologia e é Pesquisador-Tecnologista do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

O outro palestrante foi Saulo Machado Loureiro: Graduado em Engenharia Civil pela UFRJ (1999) e Mestre em Engenharia Civil com concentração em Geotecnia Ambiental pelo Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ (2005). Doutor em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Pesquisador-tecnologista em Metrologia e Qualidade no INMETRO e Pesquisador-consultor do GETRES (Grupo de Estudo de Resíduos Sólidos) e do CENTRO CLIMA (Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), da COPPE/UFRJ que falou da destinação dos Resíduos Sólidos.