Geral

Museu ao Ar Livre e Unibave recebem selo comemorativo pelos 150 anos da imigração italiana

A honraria foi entregue pelo conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.It.Es) do Consulado de Curitiba

Foto – Divulgação

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel receberam, na tarde desta terça-feira (27), o selo comemorativo dos 150 anos da imigração italiana. A honraria foi entregue pelo conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior (Com.It.Es) do Consulado de Curitiba, Alexandro Veronesi, em nome da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e do Cavaliere della Repubblica Italiana, Márcio Fumagalli. O selo reconhece instituições que contribuem com a preservação da história da imigração italiana no estado.

Segundo Veronesi, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho de conservação histórica realizado pela instituição, especialmente por meio do acervo do Centro de Documentação Histórica Plínio Benício (CEDOHI). “Aqui existem pessoas envolvidas diretamente com a italianidade. A coleção de arquivos da Colônia Grão-Pará é uma das mais importantes da história de Santa Catarina e também do Brasil”, destacou.

O museólogo Idemar Guizzo ressaltou que o selo valoriza o trabalho contínuo do Museu ao Ar Livre em relação à etnia italiana e outras que colonizaram o sul catarinense. “Essa honraria reconhece o esforço de preservação documental, a realização de pesquisas e o trabalho educativo desenvolvido pelo Museu com as diferentes etnias da nossa região”, explicou.

Livro

Idemar também é um dos autores do livro “150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina (1875–2025)”, que será lançado no próximo dia 5 de junho, às 19h30, no auditório Dr. Germano Hoffmann, na UNIFEBE, em Brusque. O capítulo assinado por ele foca na presença italiana no sul do Estado. “A obra traz detalhes da arquitetura, cultura, religião, música e dança que representam a etnia italiana”, afirmou.

Homenagem na Alesc

As comemorações continuam na próxima quarta-feira, 4 de junho, com um evento oficial promovido pela Frente Parlamentar Santa Catarina–Itália, na Assembleia Legislativa do Estado. A solenidade será realizada no auditório Antonieta de Barros, onde Unibave e Museu ao Ar Livre também serão homenageados.

Para o reitor do Unibave, professor Guilherme Valente de Souza, o selo representa o reconhecimento por décadas de trabalho. “Só temos a agradecer à Alesc e a todos os envolvidos na organização desta grande celebração dos 150 anos da imigração italiana”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Santa Catarina lança plataforma para monitorar reciclagem e fortalecer logística reversa

Novo sistema permitirá rastrear metas de reciclagem, garantir a destinação adequada de embalagens pós-consumo e ampliar a transparência na gestão de resíduos no estado.

Suplente de vereador rebate números apresentados sobre o bairro Pinheirinho, em Criciúma: “notícia falsa”

Questionamento envolve números divulgados pela Secretaria de Assistência Social e ações desenvolvidas pelo município para atendimento da população vulnerável.

Médicos do Hospital Materno Infantil Santa Catarina denunciam atraso em pagamentos

Corpo clínico afirma que profissionais seguem sem receber honorários referentes aos meses de abril e maio e cobra providências urgentes.

Avança Orleans: Obra aguardada há mais de 30 anos entra em execução no Hospital Santa Otília

Investimento de R$ 5,4 milhões permitirá a conclusão da nova ala de internação obstétrica, ampliando a qualidade do atendimento às gestantes e recém-nascidos de Orleans e região.