Geral

Museu ao Ar Livre terá programação especial devido a 20ª Semana Nacional de Museus

Durante toda a semana (17 a 22/05) vão acontecer visitas guiadas para grupos no Museu ao Ar Livre, iniciando às 9h até as 12h

Divulgação

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), de Orleans, terá uma programação especial voltada para a 20ª Semana Nacional de Museus. As ações iniciam na terça-feira, dia 17, e vão até o dia 23 de maio. Estão previstas atividades na sede do Ecomuseu, em Lauro Müller, gravação de podcast, lançamento de livro, exibição do filme Azambuja e ainda uma edição do projeto Yoga Beneficente.

Visitas

Durante toda a semana (17 a 22/05) vão acontecer visitas guiadas para grupos no Museu ao Ar Livre, iniciando às 9h até as 12h, e no período da tarde, das 13h30 às 17h. A diretora do Malpi, Valdirene Böger Dorigon, lembra que é necessário agendamento para participar das atividades.

Em Lauro Muller, a sede Ecomuseu Serra do Rio do Rastro receberá a Exposição Colônia Grão-Pará: a imigração no sul catarinense, aberta para visitação de 17 a 23 de maio, em parceria com o Malpi. Lá também é necessário agendamento para grupos, que serão atendidos das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Filme e Livro

Na sexta-feira (20/05), estão previstos o lançamento do Livro Colônia Azambuja: L’Immigrazione italiana nelSuddi Santa Catarina e a exibição do filme Azambuja: A Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina. A programação será no Centro de Vivência do Museu ao Ar Livre, com início às 19h. Essa programação é gratuita, mas é necessário agendamento, no telefone (48) 3466-5611.

Yoga

Já no domingo, dia 22, acontece a segunda edição deste ano do projeto Yoga Beneficente. A instrutora Gabriela Yogini realizará, às 14h, uma aula de Yoga em meio ao gramado do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel. Informações podem ser obtidas na rede social da instrutora @gabrielayogini.

O que é a Semana Nacional de Museus?

A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país, a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Conforme material do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), exibido no site, o tema deste ano, “O Poder dos Museus”, é de importante reconhecimento. “Isso pode ser libertador. Os museus vêm se mostrando instituições capazes de se reinventar em momentos de crise, ao longo dos tempos históricos, em que podemos perceber seu poder de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades. Se, por um lado, é possível falar no Poder dos Museus e seu caráter emancipador; por outro, é possível também reconhecer os Museus do Poder e seu caráter controlador, domesticador”, informa o site oficial do Ibram.

Notícias Relacionadas

Ministério viabiliza reajuste de salário para agentes de saúde

Eles passarão a ganhar R$ 2.424,00

SESI inicia aulas de robótica de alto desempenho em parceria com o município de Criciúma

Cerca de 20 alunos, de 14 escolas municipais, estão participando da oficina

Mulher será indenizada após vestido arrebentar em baile e praticamente deixar ‘seio à mostra’, decide TJSC

Ação foi movida contra loja contratada. Segundo a Justiça, a alça da peça arrebentou e causou constrangimento. A sentença foi divulgada na quinta-feira e cabe recurso.

Noite de confraternização coroa o sucesso da primeira turma do PGVE realizado pela ACIO

Capacitação proporcionou o conhecimento necessário para 50 empreendedores alavancarem os resultados dos seus negócios.