Geral

Museu de Zoologia da Unesc conquista Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura

Prêmio dá início a captação de recursos para a ampliação do Museu

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc recebeu mais uma conquista neste mês. O Museu foi contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, que, além do reconhecimento, destinará R$ 70 mil a Universidade.

“O Prêmio Elisabete Anderle configura mais um importante reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido pelo Museu de Zoologia da Unesc, que proporciona espaço para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, dialogando com diferentes segmentos sociais. O prêmio configura o início da captação de recursos para viabilizar a ampliação do Museu”, destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

O objetivo do Prêmio é promover e apoiar iniciativas culturais e artísticas no Estado de Santa Catarina, priorizando propostas que tenham interesse social e que incorporem a memória e a diversidade cultural do estado.

“O prêmio possibilitará a elaboração do Projeto Museográfico do Museu de Zoologia para a nova sede no Parque das Nações. O projeto museográfico permitirá estruturar os espaços do museu e exposições que se caracterizem pela inovação e interatividade”, explicou a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

O projeto de ampliação do Museu já tem uma área destinada, dentro do Parque das Nações Cincinato Naspolini. O terreno possui 2.195,35 metros quadrados e o projeto prevê uma área construída de 1.287,60 metros quadrados, com um prédio em forma de pássaro. O novo espaço abrigará, além de áreas para os acervos de espécies de Mata Atlântica, marinhas e pré-históricas (materiais osteológicos – ossadas, fósseis, e taxidermizados – empalhados), aquários com peixes e espécies vivas de rios da região Sul do estado, biblioteca, sala de cinema, espaço multimídia, auditório, escritório e cafeteria. O Museu de Zoologia continuará a funcionar com o acervo atual na Unesc, assim como os laboratórios e espaços para o trabalho científico.

Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc