Saúde

Mutação Gama Plus do coronavírus foi identificada em amostra de SC, dizem pesquisadores

Estudo analisou 1.380 sequenciamentos de todas as regiões do Brasil, coletados entre maio e junho

Divulgação

Uma mutação da variante Gama do coronavírus, que é a mais predominante no Brasil, foi identificada em amostras de seis estados, entre eles, Santa Catarina. A nova cepa, chamada de Gama Plus, foi encontrada em uma pesquisa do projeto científico Genov, da rede de saúde integrada Dasa.

O estudo analisou 1.380 amostras de todas as regiões do Brasil, coletadas entre maio e junho deste ano. A grande maioria (95%) era da linhagem Gama. No entanto, 11 dos sequenciamentos amostrais de maio apresentaram a mutação P681H. A cepa foi encontrada em Goiás (5), Tocantins (2), Santa Catarina (1), Paraná (1), Mato Grosso (1) e Ceará (1).

Também foi encontrado um caso coletado em maio de variante Gama no Rio de Janeiro, com a mutação P681R, típica da variante Delta do coronavírus.

— Ainda que sejam números referentes aos meses de maio e junho, são de grande importância epidemiológica pois nos ajudam a entender o comportamento e a evolução das variantes no Brasil. São achados que reforçam nossa percepção de que não devemos minimizar o risco que as variantes importadas para o nosso país, como a Delta — disse à revista Veja José Eduardo Levi, coordenador do Genov e virologista da Dasa.

*Com informações de GZH / NSCTotal

Notícias Relacionadas

Últimos dias para adquirir a Rifa da Fazendinha

Até a manhã desta sexta-feira (17), a Escola Bairro Bortolotto já vendeu 39 mil bilhetes

Polícia Federal realiza operação contra pornografia infantil em Araranguá

Com o aprofundamento das investigações, foi identificado que o suspeito, de 21 anos, estaria utilizando a rede social para compartilhamento dos arquivos com outros usuários, inclusive de outras nacionalidades

Educação se manifesta após compra de máscaras com suspeita de irregularidade

Fiesc estuda soluções para alto preço da energia elétrica

Nesta quinta-feira (16), a Câmara de Energia da Federação reuniu-se para discutir alternativas.